Capacitação e recolocação profissional são bases do projeto em andamento desde 2008 e mantido pelo Consórcio Mendes Júnior-MPE-Setal
O mês de julho será de comemoração para o Centro BioSer, que forma seu milésimo aluno. Foram 18 meses de trabalho para chegar a um número significativo de profissionais capacitados e prontos para serem reinseridos no mercado de trabalho. “Conseguimos, em pouco tempo, alcançar nosso principal objetivo, que é oferecer às pessoas formas de qualificação profissional e uma chance de um futuro melhor”, declara o diretor do BioSer, Rodrigo Furniel.
O centro é fruto de um projeto social do Instituto Futuro Cidadão (IFC) e é mantido pelo Consórcio Mendes Júnior-MPE-Setal, responsável pela construção de dois complexos de filtragem e purificação de gasolina da Replan. “O consórcio visa, ao ser mantenedor do projeto, oferecer oportunidades de qualificação profissional para as comunidades ao entorno da Replan. Por isso, encaramos o trabalho desenvolvido pelo BioSer com muita seriedade e importância, pois qualifica e gera oportunidades e novas fontes de renda às pessoas, mesmo que essa mão de obra não seja totalmente absorvida por nós”, aponta Adalberto Luiz Maddia, o gerente de QMSR da CMMS.
O BioSer promove cursos prioritariamente no setor de construção civil, montagem e desenvolvimento humano, entre eles o de Carpinteiro, Armador de ferros, Pedreiro, Eletricista, Lixador Industrial, Soldador, Encanador e outros. Todos os cursos são gratuitos e o centro também oferece aos alunos material didático, transporte, alimentação, cesta básica e prêmios mensais como estímulo.
Cada curso tem uma grade média de 160 horas e é concluído em cerca de 30 dias. Até o momento, 50 turmas já foram montadas. Entre os cursos mais procurados estão o de Eletricista, NR10 e Soldador.
Pelo menos 50% dos alunos que se formaram pelo Centro conquistaram uma colocação no mercado de trabalho. “Para a cidade de Paulínia, o Centro BioSer representa um grande avanço no que diz respeito a formação e a capacitação profissional. É um centro de excelência, com instalações adequadas à preparação profissional, onde os alunos conseguem ter uma formação completa, além de se sentirem acolhidos e motivados. E é isso que faz toda a diferença, pois eles passam a responder com qualidade e vontade às necessidades do mercado”, destaca a Secretária Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social de Paulínia, Hilda Maria Oraggio.
A iniciativa tem, desde a sua criação, o apoio da Prefeitura Municipal de Paulínia e da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social. “O Centro de Treinamento BioSer tem como principal objetivo atuar na cidade de Paulínia na formação contínua de profissionais que estão fora do mercado de trabalho, muitas vezes não por falta de vagas, mas por falta de conhecimento e compreensão técnica nos setores de maior demanda, como é o caso da construção civil”, conclui o Furniel.