Início Paulínia Cidadãos têm até maio para regularizar título para eleições de outubro

Cidadãos têm até maio para regularizar título para eleições de outubro

Regularização deve ser feita pelo site do TSE

2024 é ano de decidir novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios de todo o país. E para exercer a democracia, os cidadãos que pretendem votar em outubro desse ano têm menos de quatro meses para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

O prazo para regularizar o título de eleitor vai até 8 de maio, quando o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais.

O cumprimento do prazo vale para jovens a partir de 16 anos que pretendem votar pela primeira vez e para o eleitor que está em situação irregular por ter deixado de votar e justificar ausência por três eleições consecutivas.

Você estará em dia com as obrigações eleitorais se:

  • Tiver votado, justificado a ausência ou quitado a multa; e
  • Atendido às convocações da Justiça Eleitoral (para trabalhar como mesária ou mesário, por exemplo) ou ter justificado a ausência ou quitado a multa.

Como regularizar?

Para regularizar a situação, o eleitor deve entrar no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e seguir quatro passos bem simples:

1º etapa: checar a situação da inscrição eleitoral pelo CPF. Nessa checagem você consegue conferir se o documento se enquadra como regular ou irregular;

2º etapa: em caso de pendências, é preciso fazer o pagamento da multa por boleto, PIX ou cartão de crédito. Para isso, nessa mesma aba, clique em “Quitação de multas”, e siga as orientações da página;

3º etapa: dar início ao processo de regularização do documento. Para isso, volte à tela inicial do Portal do TSE e clique em “Autoatendimento do Eleitor” > “Atendimento ao Eleitor” e por fim clique em “Regularize seu título eleitoral cancelado ou suspenso”;

4ª etapa: anexar alguns arquivos – que você já deve ter digitalizado ou fotografado –, além de uma selfie segurando o documento oficial de identificação. No fim do processo, não se esqueça de anotar o protocolo para acompanhar tudo pela internet (na aba “atendimento ao eleitor” > “título eleitoral” > e “acompanhe uma solicitação”).

Após todas essas etapas e o título regularizado, o eleitor volta a ser apto para votar novamente nas próximas eleições – a próxima, realizada em 6 de outubro.