Em março de 2014 foi implantado no Colégio Adventista de Paulínia um projeto que incentiva a prática do voleibol entre os alunos. Inicialmente a novidade teve a adesão de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e outros do Ensino Médio, porém atualmente outras classes estão envolvidas na prática desse esporte conhecido e difundido mundialmente.
O trabalho está alcançando um grande sucesso dentro e fora do colégio. Com tão pouco tempo de criação, o time já participou do Campeonato Municipal de Voleibol de Base, na cidade de Campinas e já se prepara para outros desafios. O grupo disputou jogos com times veteranos do Colégio Rio Branco, do Clube de Regatas e Colégio Vicente Rao. O resultado dos jogos logrou o vice-campeonato. Os jogos aconteceram nas quadras do Colégio Rio Branco, Ginásio do Taquaral e no Clube de Regatas, com a participação de pais amigos e da administração do COAP.
No dia 3 de fevereiro de 2015, os atletas do colégio receberam a homenagem do professor Wilson Viana, um dos coordenadores do projeto, do diretor do COAP, Juliano Ferreira de Mello, além do vice-diretor, Eduardo José Torres. Os alunos receberam medalhas e troféus.
De acordo com a administração da escola, incentivar os alunos à prática do esporte na adolescência colabora para que o sedentarismo, a obesidade e outros problemas similares não ocorram entre os participantes, além de fortalecer a autoestima do grupo.
“A formação do cidadão de destaque está atrelado ao conhecimento adquirido nas diversas áreas do ensino. O voleibol é um esporte com grande potencial para desenvolver a socialização e o espírito coletivo em seus praticantes. Com certeza tem inúmeros benefícios, pois contribui para o desenvolvimento físico, afetivo e social e também na aquisição de habilidades motoras, estimula satisfação, alegria e motivação, podendo ser conferidos em outras disciplinas, principalmente na concentração”, afirmou a professora Natalina Alves.