Escola paulinense fica à frente de grandes e tradicionais escolas de Campinas
A divulgação dos resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014 traz uma importante constatação. O Colégio Paulo Freire – Anglo Paulínia é a melhor escola de Paulínia e uma das melhores da região.
Considerando o resultado da média geral (média das matérias objetivas mais a redação), o Anglo Paulínia ficou em 1o lugar entre as escolas na cidade. Mas o resultado mais notável está na simulação da colocação da escola na classificação de Campinas, na qual ostentaria o 11º lugar, ficando à frente de várias escolas tradicionais e renomadas da cidade vizinha (vide tabelas).
“O ranking nacional é baseado na média das provas objetivas, sem a nota da redação, mas nós consideramos a redação tão importante quanto as outras disciplinas e acreditamos que para ser bem sucedido, tanto em um vestibular, quanto na vida profissional, saber desenvolver um bom texto é mais que fundamental, é indispensável”, justifica o diretor Adilson Alves.
Alves explica que caso fosse considerada a média sem redação, o Anglo Paulínia continuaria em 1º lugar entre as escolas particulares de Paulínia e estaria na 12ª posição entre os colégios privados de Campinas. “Tanto a média com redação quanto a sem, mostram como estamos bem preparados. Ficar entre as melhores escolas da região prova o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelo colégio”, elogia o diretor.
Aluna do Anglo Paulínia é
aprovada em Medicina na USF
Primeiros resultados dos vestibulares de inverno revelam aprovações na USF, UNESP e UTFPR
A escola de Paulínia com o maior índice de aprovações nas universidades continua surpreendendo. Os primeiros resultados dos vestibulares de inverno começaram a sair e já revelam aprovações dos alunos do Colégio Paulo Freire – Anglo Paulínia na USF, UNESP e UTFPR.
Thayline Pratas, aluna do Extensivo, foi aprovada no concorrido curso de Medicina da USF (Universidade São Francisco) de Bragança Paulista. Ela, que já havia passado por outros cursinhos, ingressou no colégio no começo do ano e afirmou que foi o Anglo Paulínia que lhe deu as ferramentas para conseguir o grande feito.
“Após a notícia da aprovação, recebemos a aluna Thayline, acompanhada pelo seu pai, o sr. Marcelo, aqui na unidade. Foi uma grande satisfação ver a alegria nos olhos da aluna e ouvir palavras de elogios aos serviços prestados. Ouvir do pai que aqui no Anglo ele sentiu que a filha havia descoberto a melhor forma de estudar e usar todas as ferramentas a seu favor foi muito gratificante. Tudo isso graças a orientação e acolhimento que recebeu dos alunos, professores e coordenadores”, declara Rafael Ojeda, coordenador pedagógico, orientador educacional e professor do Colégio Paulo Freire.
Além de Thayline, outros alunos da escola também conseguiram aprovações nos cursos de Engenharia de Automação e Zootecnia da UNESP (Universidade Estadual Paulista), além de Química e Engenharia Química da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), fora os demais resultados que ainda não foram divulgados até o fechamento desta edição.
O segredo do sucesso
Essas aprovações reforçam os resultados dos vestibulares de verão de 2014 para 2015, que não podiam ser melhores. Ao todo, foram 185 aprovações dos alunos do Colégio Paulo Freire – Anglo Paulínia. Um recorde na história da escola.
“Nossa estrutura física é excelente, temos a disposição do aluno salas completas, equipadas com multimídia, cadeiras acolchoadas e ar condicionado, o que reflete em um convite constante para esse aluno estar aqui estudando. Outro fator é a qualidade do material. Nós usamos o sistema Anglo, material completo e organizado que mais aprova no Brasil. Fora isso, desde 2014, temos desenvolvido uma coordenação pedagógica específica para o pré-vestibular e 3º ano do Ensino Médio, com orientação de estudos e acompanhamentos individualizados. E, por último e mais importante, o diferencial reconhecido pelos próprios alunos em seus relatórios de avaliações, que é a excelência do corpo docente, extremamente qualificado e experiente”, justifica o coordenador.
Além de tudo que já foi citado, Carlos Rafael ainda aponta outros projetos que contribuem para a notável qualidade do Extensivo. “Temos o projeto ‘Bixo que sabe’, que consiste em convidar ex-alunos do Anglo Paulínia, aprovados nos grandes vestibulares, para dar um depoimento sobre a experiência dos primeiros meses de vida acadêmica e um relato de como foi o ano de estudos em nossa unidade para o vestibular. Esses depoimentos incentivam bastante as turmas e motivam os alunos para seguirem confiantes rumo a seus objetivos”, explica.
Tem também o ‘Dose para Leão’, um convite para ficar o dia todo na escola realizando as tarefas, intercaladas com momentos de descontração, para quebrar um pouco o ritmo puxado constante do cursinho pré-vestibular. “Recentemente oferecemos uma oficina de música com estudantes da Unicamp e foi um sucesso. Essa pausa é muito importante para os alunos que são muito dedicados. É momento de tomar um fôlego para poder continuar com foco total”, alega.
E por fim, algo que partiu dos próprios alunos e tem surtido muito efeito, são os grupos de estudo. “Eles se reúnem para estudar no contra período e vemos como isso fortalece o grupo e aumenta a confiança de cada um. A orientação é caminhar juntos até a hora da prova”, finaliza.