Texto: Vera Leão
O aumento da população paulinense, apontado pelo Censo 2010, mostrou um crescimento de 57,56%. Os novos dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta segunda-feira, dia 29, que registrou a população atual do município com o número de 80.874 pessoas. O censo anterior apontava uma população com 51.326 habitantes. Os dados refletem as entrevistas feitas em quase todos os domicílios de Paulínia, entre 1º de agosto e 31 de outubro e são preliminares, pois supervisores continuam nas ruas para verificar os domicílios que estavam fechados e não foram recenseados.
Além de mudanças estruturais na sociedade e na economia do município, esse aumento da população também reflete diretamente na quantidade de vereadores na Câmara Municipal. Paulínia aumentará o número de vereadores para legislatura 2013 – 2016, passando de 10 para 15 e até 17 vereadores, se for aprovada mudança na Lei Orgânica do Município.
O presidente da Câmara de Vereadores de Paulínia, Marcos Roberto Bolonhezi, o Marquinhos Fiorella (PP), disse que embora já tenha sido divulgado o número oficial da população de Paulínia, é prematuro falar sobre o assunto. “Ainda é muito cedo para se comentar a possível ampliação das cadeiras no Legislativo, já que eventuais providências nesse sentido somente serão tomadas oficialmente no segundo biênio (2011 – 2012) da atual legislatura com a efetiva regulamentação da medida através de resolução do Tribunal Superior Eleitoral. Tendo em vista que as próximas eleições municipais acontecem somente em outubro de 2012”.
A Constituição Federal, na emenda 58 do artigo 29, estabelece que o número de cadeiras do poder legislativo deve ser proporcional ao número de habitantes do município. O texto da mesma emenda preconiza que cidades cuja população esteja entre 80 mil e 120 mil habitantes podem ter até 17 vereadores eleitos.
Cidades da RMC que também devem ter mudanças na Câmara Americana – de 13 vereadores para 21
Arthur Nogueira – de 10 vereadores para 13
Cosmópolis – de 10 vereadores para 15
Hortolândia – de 13 vereadores para 19
Indaiatuba – de 12 vereadores para 21
Jaguariúna – de 9 vereadores para 13
Engenheiro Coelho – de 9 vereadores para 11
Monte Mor – de 9 vereadores para 13
Nova Odessa – de 9 vereadores para 15
Pedreira – de 9 vereadores para 13
Santa Bárbara d’Oeste – de 12 vereadores para 21
Santo Antonio de Posse – de 9 vereadores para 11
Sumaré – de 13 vereadores para 21
Valinhos – de 11 vereadores para 17
Vinhedo – de 10 vereadores para 15
Censo 2010 incluiu perguntas sobre raça e casal homossexual
O censo de 2010, pela primeira vez na edição nacional da pesquisa, abordou perguntas sobre casais homossexuais e questionou todos os brasileiros sobre cor e raça com nove novas perguntas, incluindo a de cônjuge do mesmo sexo. De acordo com o IBGE, a pergunta sobre união homossexual já havido sido feita na contagem censitária de 2007, mas nunca em um Censo completo, que acontece apenas a cada dez anos.
Outra novidade do Censo 2010 é que a pergunta de cor e raça foi feita a todos os brasileiros, e não apenas na pesquisa por amostra. A pesquisa do censo é feita para todos os brasileiros com um questionário básico.
O questionário completo é feito apenas na pesquisa por amostra, aplicado em parte da população.