Começou sábado, 4, em Paulínia a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, que irá imunizar crianças na faixa etária de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias (vacinação indiscriminada, não sendo vacinada apenas crianças com contraindicações específicas).
As vacinas serão disponibilizadas em todas as unidades básicas de saúde do município (exceto UBS João Aranha). Para receber a dose, basta apresentar a carteirinha de vacinação ou documento de identificação.
A campanha irá prosseguir até o dia 31 de agosto, com dois dias “D” de mobilização, agendados para os sábados 4 e 18 de agosto. A campanha, que é nacional, tem o objetivo de imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada cobertura vacinal e redução dos riscos de reintrodução destas enfermidades no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus da poliomielite, uma doença infectocontagiosa grave que pode provocar danos irreversíveis, foi erradicado no Brasil na década de 1990. Quanto ao sarampo, em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, mas atualmente, o país enfrenta dois surtos da doença nos estados de Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.
Serviço
Dia D – Vacinação contra sarampo e pólio
Dia: 4 de Agosto – Horário: Das 8h às 17h