Início Paulínia Concerto de Leitura faz parte de agenda gratuita do Instituto Rubem Alves

Concerto de Leitura faz parte de agenda gratuita do Instituto Rubem Alves

Evento é gratuito, porém é necessário inscrever-se antecipadamente
Evento é gratuito, porém é necessário inscrever-se antecipadamente

O Instituto Rubem Alves realiza o seu quarto Concerto de Leitura esse mês, excepcionalmente, na terça-feira, 31, com o tema “Rubem Alves e os “eus” de Fernando Pessoa”. O evento destina-se a trazer à tona o prazer pela leitura como ferramenta fundamental para o despertamento do desejo pela literatura.

O encontro visa explorar o fomento ao desejo pelo ato de ler, por meio da sensibilidade da poesia expressa pelos heterônimos de Fernando Pessoa e presente nos olhares de Rubem Alves. O evento será ministrado por Ricardo Moreira, coordenador pedagógico do Instituto.

O Concerto começa às 20h, na sede do Instituto, localizado na Rua José Antônio Pinto Borges, 48 no Jardim Chapadão, em Campinas/SP. O evento, é gratuito e aberto para todo o público. Serão disponibilizadas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas a partir de hoje pelos telefones: (19) 3386 0704 e (19) 3722 1034.

“Todo o texto é uma partitura musical. As palavras são as notas. Se aquele que lê é um artista, se ele domina a técnica, se ele desliza sobre as palavras, se ele está possuído pelo texto – a beleza acontece. E o texto apossa-se do corpo de quem ouve.” (Rubem Alves)

Sobre

Desde 2012 o Instituto Rubem Alves visa semear e eternizar o legado intelectual de Rubem Alves, tornando-se referência nacional em programas de capacitação do educador e também se tornando um núcleo filosófico e intelectual de fomento da alegria e da sensibilidade.

Num ambiente acolhedor e cheio de história se encontra documentado todo seu acervo. Objetos e livros pessoais do autor que o acompanharam ao longo da sua vida contam um pouco sobre seus afetos e valores. Buscamos resgatar o legado de Rubem Alves com atividades provocativas, tocantes e encantadoras. Através delas procuramos despertar e fortalecer o humanismo essencial para uma sociedade saudável, tão esquecido nos dias de hoje. Mais informações: www.facebook.com/Instituto-Rubem-Alves

Quem foi

Rubem Alves (1933 – 2014) foi um dos educadores mais célebres e respeitados no Brasil e no exterior. Pensador incansável e naturalmente instigado pela vida, sempre quis que os outros vissem a beleza do mundo através dos seus olhos. Por isso semeou ideias e o seu olhar através de livros e palestras. Desejou que os olhos das crianças, ainda encantadas pela vida, fossem a luz inspiradora para os adultos e educadores. Transitou em diversas áreas e consagrou-se como educador, teólogo, filósofo, psicanalista e autor de livros para crianças e adultos. Rompeu em todos os aspectos com as regras acadêmicas de escrita e dirigiu-se àquilo que lhe dizia o coração.

Deixou um legado de 146 obras escritas, e publicadas em 13 países. Deixa também 15 áudio livros gravados com a própria voz e 4 DVDs sobre educação.