
A West Side Turismos e Viagens Ltda. pede que o órgão investigue a empresa, por indícios de fraude contábil em documentos apresentados em processos licitatórios de várias cidades de SP
A empresa West Side Turismos e Viagens Ltda. – concorrente da Sou Indaiatuba, do Grupo Sancetur, em processo licitatório de concessão do transporte urbano do município de Indaiatuba – denunciou a Sancetur ao Conselho Regional dos Contabilistas do Estado de São Paulo, para que o órgão investigue documentos apresentados pela empresa em processos de concorrência de várias cidades do Estado.
Há suspeitas de irregularidades contábeis nos documentos apresentados pelas empresas da Sancetur, levantadas pelo corpo técnico da West Side. Uma delas, dá conta de que a Sancetur teria lançado valores de contratos com as prefeituras indevidamente em seu balanço, com o fim de forjar os índices contábeis para poder participar de licitações – alterando diretamente os índices econômico-financeiros da empresa e caracterizando fraude contábil.
Conforme informações repassadas ao Jornal Tribuna pelo diretor de comunicação da West Side, Paulo Barddal, durante o período de análise da documentação, na licitação para operação do transporte urbano de Indaiatuba, o corpo técnico da empresa alertou a prefeitura sobre esses indícios de irregularidades em relação à empresa do Grupo Sancetur. Segundo Barddal, a Sancetur inclusive participou recentemente de outro processo licitatório, na cidade de São Carlos, com a mesma documentação, e foi considerada inabilitada no município, devido a esses possíveis problemas.
“Mesmo tendo sido alertada, a prefeitura de Indaiatuba deu sequência ao processo e habilitou a empresa (Sancetur). Ou seja, houve a conivência por parte da prefeitura de Indaiatuba. Então, como administrativamente isso não foi considerado, a West Side se sentiu no direito de entrar com uma denúncia no conselho, para que o órgão investigue, de forma mais aprofundada, se esses documentos estão regulares ou não, pois os indícios de fraudes são muito fortes”, ressaltou o representante da West Side.
A Sancetur foi questionada pela reportagem e solicitada a se posicionar a respeito da denúncia e de possíveis irregularidades contábeis apontadas em suas documentações, em processos licitatórios, mas a empresa não respondeu até o fechamento desta edição.