Início Esportes Conheça algumas dicas para encarar o desafio dos 5 e 10K da...

Conheça algumas dicas para encarar o desafio dos 5 e 10K da 13ª Corrida Boldrini

A prova mais solidária do calendário esportivo de Campinas continua com as suas inscrições abertas. A 13ª Corrida Boldrini, que acontece no dia 02 de setembro, com largada às 8h da manhã, na Praça Arautos da Paz, convida os atletas a já darem início aos treinos para encarar 5K de caminhada ou os 5 e 10K da corrida no entorno da Lagoa do Taquaral.

A caminhada e a corrida de rua são modalidades esportivas democráticas que podem ser praticadas por todas as pessoas de todas as idades. Mas para concluir a prova com tranquilidade, é importante seguir algumas dicas e recomendações bastante simples. “Além de estar com os exames médicos em dia, é preciso fazer refeições adequadas pelo menos dois dias antes da atividade, optando por comidas leves e porções de carboidrato para dar a energia necessária para a prática esportiva. Além disso, é muito importante hidratar-se bastante no dia do evento, antes, durante e após a conclusão do percurso” – explica Euller Carvalho, Avaliador e Preparador Físico da Change Academia.

Para quem estiver iniciando a prática esportiva, o recomendado é começar pela caminhada 5K, que possui menor intensidade. Já os atletas com maior preparo físico e tempo de treino podem optar pela corrida 5K ou pela corrida 10K.

Os atletas que desejam participar da corrida pela primeira vez devem começar desde já o seu treino, para que o preparo físico esteja em dia na data do evento. “O indicado é começar um treino com uma corrida leve alternado com a caminhada até que o atleta sinta que está apto a correr a distância de treino sem caminhar. Importante, também, associar aos treinos de caminhada e corrida os fortalecimentos de grupos musculares como abdominais, glúteos, coxas e panturrilhas. Vale lembrar que o participante deve fazer um alongamento leve antes e após a prova para evitar qualquer tipo de lesão muscular” – completou Carvalho.

Outra dica que deve ser seguida pelos participantes: usar roupas leves, um tênis adequado para correr e caminhar e acessórios que protejam do sol, como boné e óculos escuro, além do filtro solar que nunca deve ser dispensado.

Todos os participantes que concluírem a 13ª Corrida Boldrini serão contemplados com uma medalha e os cinco primeiros colocados nas categorias masculino e feminino da modalidade corrida receberão troféus pela participação. As informações de retiradas de kit serão divulgadas mais próximo à data do evento.

O evento é totalmente beneficente, já que reverte 100% da renda obtida com as inscrições ao Centro Infantil Boldrini, hospital referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Neste ano, a expectativa é contar com a participação de 1.800 participantes. As inscrições podem ser feitas através do site: https://sites.minhasinscricoes.com.br/corridaecaminhadamaisvidaboldrini.

A 13ª Corrida Boldrini conta com patrocínio da 3M, realização do Centro Infantil Boldrini e da Prefeitura de Campinas, organização técnica da PRoworld, apoio do Ministério Público do Trabalho e da M51.