![](https://tribunapaulinia.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Emprego-300x145.jpg)
Município registra segunda alta consecutiva este ano; Números ainda são inferiores em comparação com 2016
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), divulgou esta semana os dados de emprego do setor da construção civil referentes ao mês de fevereiro de 2017. Os dados são da pesquisa realizada pelo SindusCon-SP em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).
Paulínia teve o segundo mês consecutivo de alta nas vagas de emprego na construção civil e registrou o maior crescimento entre as cidades da regional Campinas do SindusCon-SP. Segundo a pesquisa, o mês de fevereiro apresentou superávit de 1,75% em relação ao mês de janeiro deste ano. O percentual corresponde a 28 postos de trabalho a mais na cidade, no mês de referência. Ainda em comparação com o primeiro mês do ano, apenas duas cidades da região de abrangência do SindusCon-SP – Regional Campinas tiveram aumento no número de vagas: Americana e Paulínia. Em contrapartida, as maiores quedas foram registradas em Piracicaba e Indaiatuba.
Na comparação com o mesmo período de 2016, a variação fica em -17,52%, com queda de 346 vagas. A última variação negativa do índice havia sido em dezembro de 2016, quando registrou queda de 1,38%. Atualmente, o estoque acumulado de trabalhadores é de 1.629 pessoas com carteira assinada.
“A retomada da economia brasileira depende diretamente da estabilidade política que, desde o início do ano, tem demostrado que vai demorar acontecer. Nas cidades em que houve alguma reação positiva, os índices foram bem discretos e ainda não foram suficientes para contrapor o desempenho de 2016 – já que todas as cidades de nossa cobertura continuam negativas nessa comparação”, explica o diretor do SindusCon-SP – Regional Campinas, Marcio Benvenutti.