A concessionária realiza as operações permanentemente, com uso de tecnologia e apoio das autoridades policiais, para coibir as ligações clandestinas
Em ações de combate a fraudes e furtos entre janeiro e outubro de 2024, a CPFL Paulista recuperou cerca de 16.672 megawatts (MWh) desviados ilegalmente na região de Campinas e Piracicaba. O volume de energia é equivalente ao consumo anual de, aproximadamente, 8.279 residências. No total, foram regularizadas nesse período 8.934 instalações na região.
A cidade com o maior número de casos no período foi Campinas, com 3.970 unidades. Em segundo está Piracicaba, com 1.285 regularizações, e Sumaré vem em terceiro, com 733. Paulínia ficou em sétima com 218 casos.
A concessionária realiza as operações permanentemente, com uso de tecnologia e apoio das autoridades policiais, para coibir as ligações clandestinas (os populares “gatos”), os desvios e as manipulações de medidores – atos previstos como crime no Código Penal, com pena de um a quatro anos de detenção. As ações conjuntas com as polícias Civil e Militar têm sido intensificadas e, com elas, as conduções dos identificados como suspeitos pelos crimes às delegacias.
A CPFL também registra boletim de ocorrência contra o cliente apontado como responsável pelo furto de energia, que passa então a ser investigado e ter um histórico criminal. “Além disso, a empresa tem aumentado a judicialização dos processos de fraude, cobrando que o cliente pague o retroativo da dívida pelo período em que furtou energia. Isso gera uma marca negativa em seu histórico financeiro”, alerta Gustavo Uemura, diretor comercial da CPFL Energia.