Prefeito Edson Moura Júnior assina acordo de cooperação federativa com o governo Federal, aderindo o Sistema Nacional de Cultura (SNC)
Paulínia volta a respirar os ares da cultura e retoma os trilhos do cinema. Após dois anos com projetos abandonados, o prefeito Edson Moura Júnior (PMDB), por meio da Secretaria de Cultura, agora sob o comando de Mônica Trigo, anunciou várias ações que irão impulsionar a cultura da cidade, colocando mais uma vez Paulínia em lugar de destaque no País.
Moura Júnior assinou esta semana o acordo de cooperação com o Governo Federal, aderindo o Sistema Nacional de Cultura. “Isso significa que nós aqui em Paulínia teremos o ‘SUS da Cultura’. Esse acordo de cooperação federativa estabelece condição para orientação desses instrumentos legais e para o caminho que iremos desenvolver para a cultura nos próximos anos”, declarou Mônica Trigo.
O Sistema Nacional de Cultura faz parte das metas e ações do Plano Nacional de Cultura (PNC), que estabelece diretrizes e ações de incentivo à cultura. Seu objetivo é organizar as políticas culturais de forma descentralizada, dando continuidade a elas independentemente de mudanças de governantes. Também visa possibilitar mecanismos mais transparentes de gestão e de investimento na cultura, por meio do controle social dos recursos e das políticas implementadas, além de promover a universalização do acesso a bens e serviços culturais e o fomento à produção.
Além dessa importante conquista para o município, a secretária sinalizou que quer a participação de todos os cidadãos na construção dessa nova cultura na cidade. Todas as quintas-feiras, a Secretaria está à disposição para atender a população. “Também queremos formar um Conselho Municipal de Cultura com a representação da sociedade civil”.
Festival de Cinema volta em 2014
A secretária de Cultura, Mônica Trigo, enfatizou que o Polo Cinematográfico de Paulínia faz parte desse projeto grandioso, que irá fomentar a formação cultural do cidadão, bem como proporcionando a geração de emprego e renda para a população.
O Polo Cinematográfico volta com todas as suas atividades, como o Festival de Cinema, confirmado pela secretária para 2014, e uma Mostra de Cinema prevista para acontecer até o final deste ano.” Nós teremos o Festival o ano que vem, não em junho por causa da Copa do Mundo, mas em outra data. O evento acontecerá com a grandiosidade que se apresentava, mas também com uma política de Cidadania Cultural”, disse.
Trigo adiantou que serão divulgados novos editais para fomentar as produções de cinema, inclusive a promoção de oficinais de capacitação, que irão preparar os cidadãos para que participem do processo de seleção.
Escola Magia do Cinema
Outro importante projeto do Polo Cinematográfico que será retomado é a Escola Magia do Cinema, que segundo a secretária, ganhará reforço do Governo Federal para a realização dos cursos. “Nós manteremos a formação anterior que foi constituída pela gestão do prefeito Edson Moura, mas nós também estabelecemos um convênio com o Ministério da Educação, através do Ministério da Cultura, para a realização de cursos de pequena duração (200 horas) do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico”, adiantou.