Com uma aula magna integrando todas as áreas artísticas, a Secretaria Municipal de Cultura deu início no último dia 16 de março aos diversos cursos de formação oferecidos este ano à população. Embora realizado no Theatro Municipal, fez-se necessário, graças ao grande número de inscritos, dividir os alunos em duas etapas: às 18 horas, crianças e adolescentes e às 20 horas os alunos maiores de 16 anos.
Além das boas vindas e do filme de abertura apresentando o Pólo Cinematográfico de Paulínia e os novos projetos da Secretaria de Cultura, os novos alunos foram saudados pelos veteranos com as apresentações da banda formada pelos professores do Departamento de Música. A coreografia “What Time is it?”, apresentada e interpretada pelas alunas do Departamento de Dança, e o trecho do musical infantil “O Mágico de Oz”, produzido pelo elenco infantil do Departamento de Teatro, completaram a programação. Os novos professores das três áreas foram apresentados a platéia de alunos.
Na segunda-feira, 22 de março, todos os inscritos começaram as aulas dos cursos de teatro, dança e música. Já a área de cinema terá início em abril com workshops de profissionais reconhecidos no meio cinematográfico.
Para atender a demanda recorde de inscritos, a Secretaria de Cultura colocou à disposição dos alunos as salas de aula e de ensaios do Espaço Cultura e o Theatro Municipal (sala de ensaios e palco), com adequação de novos equipamentos.
As aulas do Departamento de Música passam a ser realizadas no Estúdio A do Espaço Cultura e as bandas e grupos musicais já formados, passam a utilizar o Estúdio B (estúdio de gravação) para os seus ensaios.
O Departamento de Dança ganha adequação de novas salas para as aulas de ballet clássico, sapateado, canto e interpretação, além da sala do Theatro Municipal, que também será utilizado pelo Departamento de Teatro. Este ganha também a Sala Central do Espaço Cultura e o Pavilhão de Artes Cênicas (em frente do estúdio de Cinema de Animação e do Stop Motion).
Segundo o secretário de Cultura Emerson Alves, mais do que apostar em eventos, o objetivo é investir na formação de profissionais e possibilitar o acesso à cultura, que é um direito de todos. “Os cursos e workshops buscam instrumentalizar o aluno para o exercício da arte, tornando-o sujeito da ação cultural do município”, disse.
Informações sobre cursos pelo telefone: 3844-8307 – Espaço Cultura.