
O cosmopolense Marcus Viana é o coreógrafo de Maria Joana no quadro Dança dos Famosos na Rede Globo
O artista Marcus Vinicius Fernandes Viana, 38, representa a cidade de Cosmópolis na da dança pelo nome artístico Marcus Viana. Ele é Professor de Educação Física pós-graduado em Dança e Consciência Corporal e também especialista em Danças a dois. Recentemente ele foi o quarto assunto mais comentados nas redes junto da artista Maria Joana com quem divide o palco Global no quadro ‘Dança dos Famosos’. “Passamos uma mensagem de respeito ‘Não é Não’. Uma mensagem muito forte e queremos que os homens realmente levem a sério isso. Foi muito bom estar no meio desse tema tão importante em meu país, é surreal, é um reconhecimento do meu trabalho, da minha coreografia” declarou Marcus que concedeu uma entrevista ao Jornal Tribuna de Paulínia. Acompanhe na íntegra:
Jornal Tribuna: Com quantos anos de idade começou o interesse pela carreira?
Marcus Viana: Eu iniciei a dança na época em que me formei no ensino médio. Na formação viajamos para Porto Seguro (BA). Como eu era uma pessoa muito tímida, a dança veio para minha vida através do Axé, para me mostrar uma forma de ser menos tímido. Comecei a dançar porque queria melhorar isso em mim. Depois voltei de lá já voltei com fitas e CDS e comecei a ensinar para os amigos, tomei gosto e já iniciei na Educação Física.
Jornal Tribuna: Como é levar o nome da cidade de Cosmópolis, de Paulínia e da região para o país?
Marcus Viana: Eu nunca tinha pensado nisso de uma forma tão ampla. Depois que entrei na Dança dos Famosos que fui perceber o tamanho da responsabilidade que eu estava carregando, principalmente em minha cidade. A repercussão foi tão grande que agora represento todo nosso estado e a RMC. Todos já me conhecem. Quero que as pessoas saibam que estou doando meu máximo. Não sei se vamos ganhar, ou não, mas, estou me doando ao máximo, estou fazendo minha arte e estou muito feliz com isso”.
Jornal Tribuna: Como foi a trajetória de estudos e aperfeiçoamento até aqui?
Marcus Viana “Eu iniciei a caminha na academia Ballet & Cia que é de uma grande inspiradora minha. Depois passei dez anos no Rio e passei por muitos professores e coreógrafos na dança de casal, inclusive, na escola de Carlinhos de Jesus. Grandes ícones da dança de salão foram minha inspiração e quando eu saí do país eu estudei em várias escolas de referência”.
Jornal Tribuna: Quais são seus planos futuros após Dança dos Famosos, incluindo a cidade de Paulínia e Cosmópolis?
Marcus Viana: Eu tenho um Projeto na Secretaria de Cultura de Cosmópolis e também o interesse de iniciar um junto ao órgão de cultura da cidade de Paulínia, visto que sou apaixonado pelo Theatro da cidade de Paulínia. Já estou elaborando algo para apresentar as autoridades competentes.
Atualmente, Marcus também trabalha na Escola de Artes de Jaguariúna com danças a dois, oferece aulas particulares e tem interesse em voltar para a Escola das Artes da UNICAMP onde pretende um mestrado. Em breve também se ausentará por um mês do Brasil para participar de grande festival tradicional na França junto de profissionais Europeus.