Início Região De acordo com a EMTU, apreensão de veículos clandestinos cresce 12% em...

De acordo com a EMTU, apreensão de veículos clandestinos cresce 12% em um ano na RMC

Os principais motivos pela apreensão dos veículos é a falta de um cadastro na empresa e por diversas irregularidades na inspeção

 

 A Região Metropolitana de Campinas registrou 158 apreensões de veículos clandestinos durante todo o ano de 2023. O número é 12,05% maior do que o registrado em 2022, quando ocorreram 141 apreensões.

Os dados foram divulgados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo. Os veículos são encaminhados para o pátio da EMTU na Vila Marieta, em Campinas. No momento, 98 seguem estacionados no local. Todos foram apreendidos durante as 250 operações realizadas pela empresa no ano passado.

De acordo com o gerente regional da EMTU na RMC, Edson Zilião, os principais motivos pela apreensão dos veículos é a falta de um cadastro na empresa e por diversas irregularidades na inspeção.

Ao todo foram fiscalizados 7120 veículos em 2023. Durante a ação, os veículos que não tem condição de continuar circulando devem ir direto para o pátio. Segundo o gerente, para que o dono recupere o carro, é necessário pagar algumas multas que chegam, em média, a R$ 5 mil.

Para que o passageiro saiba se o veículo está regularizado ou não, basta acessar um QR Code que deve estar colado em um local visível do automóvel. Ao consultar o código, todas as informações estarão disponíveis, principalmente a empresa que o veículo pertence e se ele está autorizado ou não.