Início Paulínia Defesa Civil faz curso de meteorologia

Defesa Civil faz curso de meteorologia

A Secretaria de Defesa Civil está realizando um curso para formação de Agentes Defensores, para Paulínia e região, que teve seu início no dia 23 de abril e deverá encerar no dia 2 de junho. Dentro da agenda foram incluídos vários temas, dentre eles: Monitoramento de Radares.

Para abrir o curso foi ministrada uma palestra com a Dra. Ana Maria Gomes Held, diretora do Instituto de Pesquisa Meteorológicas (IPMet) de Bauru, na Câmara Municipal, que explanou em sua palestra a importância dos radares na vigilância meteorológica  alertando para a formação de fenômenos catastróficos.

Ela lembrou que na década de 1970, aconteceu a instalação do primeiro radar no Brasil do IPMet, com o objetivo de desenvolvimento e pesquisa, transferência de resultados para prevenção. Citou a ocorrência de fenômenos como o tornado de Indaiatuba em 25 de maio de 2005, que pode ser visto através de radar e a Defesa Civil foi alertada.

Ressaltou alguns fatores que favorecem a formação de alguns tornados, furacões, ciclones e tempestades, e o padrão de identificação no radar, alertando a população para se prevenirem, mas alega que não é uma tarefa simples, pois a emissão de alertas pode causar pânico.

“Desastres Naturais representam uma ameaça constante, crescente à segurança da vida e da propriedade, a melhor forma de proteção é o monitoramento contínuo”, concluiu Dra Ana Maria Gomes Held.

O curso de monitoramento favorece o aprendizado de codificação e a leitura das informações enviadas pelos radares.

Agentes das cidades de: Campinas, Limeira, Jarinú, Sorocaba, Valinhos, Jundiaí, Indaiatuba, Jaguariúna, Hortolândia, Santa Bárbara do Oeste, Morungaba, Itatiba, Monte Mor, Bragança Paulista, Vinhedo, Americana e Piracicaba, participaram do encontro, que também contou com a presença do Coordenador da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, e do secretário da Defesa Civil de Paulínia, Edilson Rodrigues Junior.