Início Paulínia Defesa Civil registra alta nos focos de incêndio

Defesa Civil registra alta nos focos de incêndio

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Paulínia registrou aumento no volume de focos de incêndios em maio e junho deste ano, comparado ao mesmo período de 2019, o que pode agravar os problemas de quem tem alguma doença respiratória em meio a pandemia do coronavírus.
É necessário reduzir o número de pessoas que buscam atendimento no Sistema Público de Saúde com problemas respiratórios decorrentes do período do tempo seco.
Os números mostram que 73 focos de incêndios foram registrados nos meses de maio e junho, enquanto no ano passado aconteceram 45 casos.
Os bairros com maior número de ocorrências são:
Parque Brasil 500, Alto dos Pinheiro, Saltinho e Santa Terezinha.
“O período de estiagem irá até o mês de setembro, e os incêndios tendem a aumentar nos próximos meses, por conta de poucas chuvas. É importante a conscientização de toda a coletividade. A Defesa Civil atua no enfrentamento, na prevenção e combate, sempre em prol do bem-estar da população. Ao Meio Ambiente cabe fiscalizar e tomar as medidas pertinentes, como multar”, comentou Toní Guimarães, secretário da pasta.
Nos termos da Legislação Penal, provocar incêndio ambiental é crime e, ao avistar um foco de queimada, a primeira coisa que o cidadão deve fazer é ligar para os telefones de Emergência: 193 (Bombeiros) e 199 ou 3874 1516 (Defesa Civil)
Caso o cidadão tenha visto quem ateou fogo, deve procurar anotar alguma informação que possa identificar o criminoso e repassar às autoridades.