O Dia do Motorista foi comemorado de forma diferente neste ano. A data, celebrada no sábado, 25 de julho de 2020, enaltece o profissional que está trabalhando na linha de frente, em meio à pandemia de Covid-19.
Ao contrário dos anos anteriores, a comemoração não pode ser feita com uma festa na garagem. Desta vez, as empresas de ônibus estão homenageando os profissionais por meio das redes sociais, com vídeos e publicações.
Agora, o sorriso no rosto do profissional que recebe os passageiros com um sonoro “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” está encoberto pela máscara. Mesmo assim, o brilho nos olhos ressalta o orgulho que os motoristas têm de estar atrás do volante.
As publicações começaram na segunda-feira, 20 de julho de 2020, considerando a semana do motorista.
Por sua vez, a Transwolff, operadora do subsistema local de distribuição da capital paulista, reuniu histórias por escrito para homenagear os motoristas nesta data tão especial.
Confira os relatos, na íntegra:
A motorista de ônibus Joseane Gonçalves da Cruz, 32 anos, que dirige na linha 6099-10 – Divisa Embu-Guaçu – Term. Grajaú, exerce a profissão desde janeiro deste ano e realizou um sonho de adolescente.
Como ela sempre pegava o ônibus escolar para jogar bola no interior do estado e no litoral paulista passou a admirar a profissão de motorista.
“Tinha 18 anos e comecei a se apaixonar pela profissão. Falava para o motorista do ônibus escolar que queria ser motorista e ele me dizia vá estudar”, lembra.
O marido, que é motorista de ônibus, a incentivou a dirigir ônibus. Atualmente ele é monitor de transporte escolar. “Me sinto realizada por ter me tornado motorista”.
Acerca do cotidiano ela lembra que um dia uma criança entrou no ônibus e comentou com a mãe “olha mãe é uma motorista mulher, fiquei meio sem graça, mas fico feliz”, diz com sorriso no rosto.
Ela lembra que um dia faltou no trabalho por problema de saúde e no dia seguinte ouviu de uma passageira que tinha sentido sua falta. “Isso não tem preço.”
Ela trocou a profissão de Bombeiro Civil e o volante de ambulância pelo Serviço Atende. Era uma oportunidade que eu sempre esperava. O irmão é motorista, o marido também o avô foi motorista da empresa de ônibus Paratodos.
“Estou feliz, realizada. Estou há dois anos e meio no Atende. Quero me aposentar no Atende, amo o que faço de paixão.”
Já a motorista do Serviço Atende Samantha Cristine Ferreira Martins, 38 anos, ficou um mês afastada pela empresa por conta da pandemia que assola o mundo. Quando voltou um dos usuários, o Felipe, que tem paralisia cerebral, ficou emocionado ao vê-la.
“Ele chorou e eu chorei também. Foi muito emocionante”, lembra.
O Grupo Belarmino, que atua na área de transportes no estado de São Paulo, principalmente na Região Metropolitana de Campinas, prestou homenagem aos profissionais por meio de um vídeo. A empresa São José, de Franca, no interior de São Paulo, fez o mesmo.
Confira:
SETCAMP E TRANSURC
O SetCamp (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas) e a Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas) também não deixaram a data passar em branco.
(Fonte: Adamo Bazani e Jessica Marques www.diariodotransporte.com.br)