Segundo o Presidente do CONSEG, Mário Freitas, há urgente necessidade de serem destinados servidores e viaturas e que a DDM é uma demanda muito antiga e que precisa urgentemente ser atendida
A diretoria do CONSEG Paulínia esteve em Campinas, no último dia 16, na sede Departamento de Polícia Judiciária, para uma reunião com o Delegado de Polícia Diretor do DEINTER-2, Dr. Fernando Manoel Bardi, a fim de tratar de assuntos relativos à Polícia Civil na cidade.
As questões apresentadas pelo CONSEG disseram respeito especialmente à carência de efetivo da Polícia Civil, falta de viaturas operacionais na cidade e a necessidade da criação de uma Delegacia de Defesa da Mulher.
Segundo o Presidente do CONSEG, Mário Freitas, há urgente necessidade de serem destinados servidores e viaturas, a fim de manter um satisfatório nível de atendimento às demandas da população local e que a DDM é uma demanda muito antiga e que precisa urgentemente ser atendida.
O Dr. Fernando Bardi, que assumiu recentemente a direção do DENTER-2 – que abrange 38 municípios – também demonstrou toda sua preocupação com a defasagem no número de profissionais da Polícia Civil em Paulínia, mas citou que se trata de algo que classificou como “carência crônica”.
Ex-delegado divisionário dos concursos públicos da Academia de Polícia, ele acredita que poderá reverter o cenário crítico do efetivo de policiais civis na Delegacia de Paulínia ainda este ano, com a nomeação de escrivães e investigadores que já estão na fase final do último concurso e serão brevemente convocados para assumir os cargos.
Também em relação ao pleito das viaturas, ele esclareceu ao CONSEG que foram recentemente adquiridas pelo governo 4.300 novas viaturas e que estão sendo agora adequadas com instalação sirenes, giroflex e adesivamento e que o município de Paulínia será contemplado com algumas viaturas dessa nova frota, que serão entregues pelo governador Tarcísio de Freitas.
Dr. Bardi também citou que em recente reunião com o Secretário de Segurança, Derrite, lembrou que Paulínia tem uma significativa participação no fomento de impostos ao governo do Estado e que dessa forma, o município se faz merecedor de retribuição com investimentos na cidade, especialmente na área de segurança pública. Ele assegura que o município terá absoluta prioridade, em decorrência do reconhecido estado de precariedade das instalações, frota e efetivo.
Outro pleito do CONSEG foi em relação à instalação em Paulínia da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) antiga reivindicação que nunca foi atendida. Sobre tal assunto manifestou-se a Diretoria dos Direitos da Mulher no CONSEG, a advogada Drª Thaís Fernanda Batistella que falou sobre a necessidade da humanização no atendimento às mulheres dentro da Delegacia de Polícia, especialmente daquelas vítimas de violência doméstica ou crimes de natureza sexual.
O Presidente Mário Freitas lembrou ainda da necessidade de se evitar a revitimização dessas mulheres que precisam de acolhimento quando procuram ajuda do poder público e que há necessidade de um espaço adequado para o atendimento a tais mulheres.
O Dr. Bardi disse que esteve também recentemente reunido com o Prefeito Du Cazellato e teve conhecimento do processo de licitação para instalação da nova Delegacia de Polícia que será num espaço do parque Brasil 500 com espaço mais adequado, inclusive para instalação da Delegacia de Defesa da Mulher.
A planta da Nova Delegacia foi inclusive apresentada ao Secretário de Segurança do Estado, Guilherme Derrite que também se comprometeu, segundo o Dr. Bardi, a melhorar toda estrutura de pessoal, equipamentos e viaturas para Paulínia.
A comitiva da diretoria do CONSEG também foi acompanhada pelo Vereador Cícero Brito que também é presidente da Frente Parlamentar da Segurança Pública, na Câmara Municipal de Paulínia.
Segundo o vereador, é muito importante a atuação do CONSEG no encaminhamento das demandas da segurança junto às instâncias superiores da polícia, Brito também disse que ao longo dos seus 29 anos de atuação na segurança, como Guarda Municipal e Secretário, nunca viu uma diretoria de CONSEG tão atuante como a atual gestão e que a Câmara Municipal estará sempre à disposição do para receber as demandas apresentadas.
Também estiveram na reunião o Vice-Presidente do CONSEG. Maurício Pereira dos Santos, a Secretária Mônica Febbo e o Membro Efetivo Sr. José Marcus Batistella.