Início Paulínia Diretoria do Conseg se reúne com o comando regional da Polícia Militar

Diretoria do Conseg se reúne com o comando regional da Polícia Militar

Conselho comentou sobre baixo efetivo de PM’s na cidade

A diretoria do CONSEG PAULÍNIA se reuniu na última segunda-feira (18) com o Coronel PM Rodrigo Eval Arena, que recentemente assumiu o Comado do Interior (Região2) com a função de administrar oito batalhões em 38 cidades entre as Regiões Metropolitanas de Campinas e Jundiaí, congregando uma população superior a 4 milhões de habitantes e um efetivo de aproximadamente 3.800 Policiais Militares.
Além de uma visita de cortesia para as boas-vindas ao novo comandante, o qual foi também agraciado com uma lembrança do CONSEG, a reunião também serviu para manifestar as dificuldades enfrentadas pela população de Paulínia na área da segurança e apresentar algumas solicitações para conter o aumento da criminalidade no município, especialmente em face do reduzido efetivo de PMs atuando na cidade, conforme entendimento do CONSEG.
O Coronel RODRIGO comentou que reconhece tal dificuldade e que o déficit de efetivos na Polícia Militar no Estadual é severo e vem ocorrendo em todas as cidades e os cursos de formação de soldados não suprem o efetivo faltante, até porque, a PM mantém um elevado nível de exigência para o ingresso, e não poderia ser diferente.
Explicou também que a distribuição do efetivo dos policiais militares para que não haja desequilíbrios nas Companhias e nos Batalhões que o CPI 2 abrange ocorre de forma proporcional e que desde que chegou já remanejou para o policiamento ostensivo, alguns policiais que trabalhavam internamente em outras funções no Quartel.
O presidente do CONSEG, Maurício Pereira dos Santos disse que tem encontrado muita dificuldade inclusive para ter acesso aos números do efetivo empregado na cidade, mas tem a percepção de absurda insuficiência de PMs o que tem demandado significativo aumento das mais diversas ocorrências criminais, inclusive homicídios, furtos e roubos em residências, inclusive dentro de condomínios, para a perplexidade dos moradores que estão muito assustados e têm procurado o CONSEG para se manifestar, fazendo-se assim preciso uma efetiva resposta da Polícia Militar.
O presidente lembrou ao Coronel Comandante que recentemente o CONSEG PAULÍNIA também esteve em visita semelhante ao DEINTER-2 com o mesmo propósito de buscar incremento do efetivo da Polícia Civil e que segundo promessa do Dr. José Henrique Ventura, Delegado de Polícia Diretor do DEINTER, após término do curso dos policiais na Academia de Polícia, oriundos do último concurso, Paulínia será atendida, pois é hoje a prioridade da região.
Outro pleito do CONSEG para a Polícia Civil foi o reaparelhamento da frota de viaturas, visivelmente sucateadas, inclusive, após a visita que ocorreu no último mês de junho, e a formalização do pedido de novas viaturas, já foram destinadas duas novas viaturas para a Delegacia de Polícia de Paulínia.
Ainda sobre o pleito do CONSEG para aumento do efetivo PM, o Coronel Rodrigo se comprometeu a falar com o comandante do 8º BPM/I Tenente Coronel Paulo Henrique Rosas, solicitando remanejamento de alguns policiais militares para a Companhia PM de Paulínia, atendendo ao pleito do CONSEG, especialmente nos próximos meses, quando haverá a formatura de novos cursos de soldados.
O Coronel Rodrigo salientou ainda a importância da participação da população no combate à criminalidade e que realmente o caminho correto é de levar seus pleitos para as reuniões do CONSEG, pois a participação dos cidadãos no CONSEG fortalece o trabalho no combate à violência.
Ao final da reunião o Presidente do CONSEG que estava acompanhado da Diretora de Direitos da Mulher, Thaís Fernanda Batistella dos Santos e do Vice-Presidente Mário Gabriel de Freitas, reafirmou sua confiança e apresentou elogios ao trabalho que vem desenvolvendo na cidade o Comandante da PM Capitão Rubens Santin, já há quatro anos, o qual, ainda segundo palavras do presidente, acaba sendo a maior vítima dessa dificuldade, pois, junto com seus comandados, é quem sente na pele as dificuldades impostas pelo árduo e diuturno trabalho, que se agrava com reduzido efetivo, comprometendo inclusive, a saúde física e psíquica destes abnegados trabalhadores, finaliza Maurício.
O CONSEG é um órgão integrado por munícipes voluntários que integram a diretoria, sem qualquer remuneração ou subvenção pública, acompanhados dos Membros Natos, que são o Delegado de Polícia e o Capitão Comandante da PM local e que se reúnem ordinariamente uma vez por mês, normalmente na primeira segunda-feira, para tratar dos assuntos da segurança pública, reunião esta que é aberta ao público e da qual são lavradas atas que são encaminhadas aos comandos regionais das policias (Batalhão, Seccional, CPI e DEINTER) e também, através da Coordenadoria Estadual dos CONSEGs, ao Gabinete do Secretário de Segurança Pública do Estado, para as providências pertinentes.
Maurício esclarece também que a Guarda Municipal de Paulínia também tem participado ativamente de todas as reuniões, sempre representada pelo seu Comandante Inspetor GM Rodrigo Domingues Vieira que, assim como o Capitão PM e o Delegado de polícia, diligentemente, tem respondido a todos os questionamentos apresentados.
A próxima reunião do CONSEG ocorrerá dia 08 de agosto (segunda-feira) na Prefeitura Municipal, “Audiório Carlos Tontolli” a partir das 19h30 com a participação da Diretoria, dos Membros Natos (Delegado Dr. Roney de Carvalho e Capitão PM Rubens Santin), além do Comandante da Guarda Municipal, Inspetor GM Rodrigo Domingues Vieira, além de outras autoridades e do público em geral.