As Eleições 2020 em Paulínia serão disputadas por 18 partidos políticos (veja lista completa abaixo) – 12 a menos do que em 2016, quando 30 legendas participaram do pleito. Os futuros candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador foram escolhidos nas convenções partidárias que aconteceram entre os dias 31 de agosto e 16 de setembro.
Agora, as pré-candidaturas serão submetidas ao crivo da Justiça Eleitoral, que tem até o dia 26 de outubro para julgar todos os pedidos de registro de candidatos. Com base nos resultados das convenções, o Correio adianta os blocos que estarão nas ruas a partir do próximo dia 27, quando a campanha política começa oficialmente. Lembrando que, até a Justiça Eleitoral divulgar a lista oficial de candidatos aos Poderes Executivo e Legislativo de Paulínia, os números abaixo podem sofrer alterações.
Candidatos a prefeito
Seis partidos lançaram candidatos à Prefeitura de Paulínia. São eles:
• Du Cazellato (PL), vice Sargento Camargo (PSL);
• Nani Moura (MDB), vice Coronel Furtado (PTB);
• Robert Paiva (REDE), vice Luciana Carneiro (REDE);
• Gustavo Yatecola (PATRIOTA), vice Rose Watanabe (PATRIOTA);
• Edson Thomaz (PT), vice Joel Lopes (PCdoB);
• Renato Cardoso (PDT), vice José Almeida (PDT).
Coligações
Apenas três dos seis partidos que vão disputar a prefeitura da cidade coligaram com outras legendas. O PL, de Cazellato e Camargo, coligou com o PSL, Progressistas, Cidadania, PSB, Solidariedade, Podemos, Avante e PROS.
O MDB, de Nani e Furtado, coligou com o PTB, PSD, DEM, Republicanos, DC e PMB.
O PT, de Edson e Joel, coligou com o PC do B. A partir das eleições deste ano, as coligações partidárias para o cargo de vereador foram proibidas pela Justiça Eleitoral.
Candidatos a vereador
Com o fim das coligações para o cargo e 12 partidos (PV, PSDB, PRTB, PMN, PROGRESSISTAS, PROS, PRP, PTC, PMB, PPL, PSC, PCO) fora da disputa pela Câmara Municipal de Paulínia (CMP) este ano, as convenções aprovaram um total de 294 candidatos às 15 vagas legislativas, média de 19,6 candidatos por vaga. São 26 candidaturas a menos que em 2016, quando 320 pessoas concorreram ao Legislativo da cidade. Dos futuros candidatos à CMP, 92 são mulheres.
Pela legislação eleitoral, cada legenda paulinense pode concorrer ao Legislativo com até 23 candidatos, respeitando a cota mínima de 30% para candidaturas femininas. Dos 18 partidos que vão disputar a CMP este ano, apenas seis lançaram chapas completas, ou seja, com 23 candidatos cada. PDT, PSOL e PC do B são os partidos com os menores números de candidatos: 7, 3 e 1, respectivamente.
Vereadores
Entre os 294 candidatos ao Legislativo Municipal, estão os vereadores:
- Edilsinho Rodrigues (Solidariedade)
- Manoel Filhos da Fruta (Solidariedade)
- Loira (DC)
- João Mota (DC)
- Fábia Ramalho (Podemos)
- Xandynho Ferrari (Podemos)
- Flávio Xavier (Podemos)
- José Soares (Republicanos)
- Tiguila Paes (Cidadania)
- Zé Coco (PSB)
- Marcelo Souza (PSB)
- Fábio Valadão (PL).
Não vão disputar a reeleição: - Danilo Barros (PL)
- Marcelo D2 (DC)
- Marquinho Fiorella (PSB).
Por outro lado, nove ex-vereadores vão tentar novos mandatos este ano.