Benefício social de R$ 1.212,00 será exclusivo para idosos ou pessoas com deficiência que necessitam receber cuidados especiais em casa, mas não têm condições de contratar um profissional
O prefeito Du Cazellato anunciou na abertura da 30ª Semana Municipal do Idoso, na segunda-feira (17), duas ações em benefício dos idosos do município.
A primeira novidade revelada por Cazellato trata-se de um aplicativo que a prefeitura da cidade disponibilizará para receber chamadas de urgência e emergência envolvendo idosos. “Vocês vão baixar no celular, sem custo algum. O aplicativo vai chamar Botão do Pânico para os Idosos, e com apenas dois cliques vocês vão conseguir contatar uma ambulância, o hospital, [pedir] ajuda hospitalar ou ajuda policial”, disse ele.
Na sequência, o prefeito informou que vai enviar à Câmara Municipal um projeto para criar a lei da “Bolsa Cuidador”, benefício social exclusivo para idosos ou pessoas com deficiência que necessitam receber cuidados especiais em casa, mas não têm condições de contratar um profissional. De acordo com Cazellato, caso seja aprovada pelos vereadores, a bolsa será de um salário mínimo, R$ 1.212,00. “Para ajudar a pagar o cuidador que o idoso precisa”, concluiu ele.
Segundo ele, o texto da Bolsa Cuidador está sendo finalizado e em breve será protocolado no Poder Legislativo. “Em meu governo, o idoso é visto e respeitado como fonte de experiência, por isso estamos sempre trabalhando pela implantação de políticas públicas, com foco na inclusão e cuidado dessas pessoas”, afirmou Cazellato nas redes sociais.
Também fez parte da abertura, a palestra “Como Administrar nossas Emoções e Sentimentos para Manter a Saúde Física e Relacionamentos mais Positivos”, ministrada pela psicóloga Luciana Gumiero. O evento aconteceu na Sala de Imprensa da prefeitura.
Na última terça-feira (18), foi promovida uma Caminhada, com saída às 9h, na rua lateral do Hotel Vitória. Após a caminhada, os idosos tiveram diversas atividades no Parque Zeca Malavazzi.
Já na quarta-feira (19), um bingo foi realizado no Centro de Convivência do Idoso, às 18h, e na quinta (20), Desfile “Saia da Caixa”, também no Centro de Convivência do Idoso, às 18h. A programação foi encerrada na sexta-feira (21), com um baile divertido, no Centro de Convivência do Idoso.