
Na grande decisão, rio-pretense fica mais tempo no touro Bipolar, vence Guilherme Marchi e leva R$ 50 mil
A 29ª Festa do Peão de Americana chegou ao fim e com ela as disputas de montaria em touro. Nas últimas três noites, o Iron Cowboy tomou conta da Arena, levando público ao delírio com o título de Edmilson Gonçalves. Na grande final, o rio-pretense bateu Guilherme Marchi pelo tempo na montaria. Na decisão, ambos os atletas caíram, porém Edmilson permaneceu por 5 segundos sobre o animal. A premiação do vencedor atingiu R$ 50 mil.
Rodeado de amigos após a consagração, Edmilson contou sobre o que sentiu momentos antes do início da final. “Essa competição é muito importante, o que nos traz muita pressão. Pegar quatro touros seguidos complica muito. Eu foquei apenas no meu trabalho para que eu fizesse a minha parte”.
A Festa de Americana é considerada uma das principais competições do Brasil. Vencer essa etapa da PBR é o sonho de qualquer atleta de montaria em touros. “Conquistar esse título aqui é fantástico. Fará muito bem para minha carreira. Me dará moral para a sequência da temporada”, concluiu.
Desde o começo da competição, na noite de sexta-feira (12), Edmilson demonstrava estar entre os favoritos ao título. Na primeira montaria, o campeão de Divinópolis marcou a terceira melhor nota (89). No dia seguinte, o atleta manteve o nível e somou 86.75, garantindo a quarta posição da noite. O bom trabalho feito fez de Edmilson o líder da classificação, deixando-o com uma vaga direta nas quartas de final.
No domingo (14), o atleta venceu competidores de alto nível. Nas quartas, Edmilson se aproveitou da queda de Cristiano Cunha e somou 87.25. Na fase seguinte, o competidor foi o primeiro a montar e bateu Luciano Henrique, que também caiu antes dos oito segundos e que na noite anterior havia batido a invencibilidade do touro Agressivo.
Na grande decisão, Guilherme Marchi, campeão mundial de 2008, foi o adversário. No sorteio, Edmilson caiu com o touro Bipolar, enquanto Marchi montaria em Black Star.
O primeiro a ir para a Arena foi Guilherme, que segurou apenas 3.2 segundos. Sob muito incentivo das arquibancadas lotadas, Edmilson manteve-se sob o touro por 5 segundos, garantindo o título do Iron Cowboy 2015.
Rafael Gabato vence o Cutiano
Mais tradicional prova da Festa do Peão de Americana, o Cutiano chegou ao fim na edição de 2015 com a vitória do tropeiro Rafael Gabato. Ele somou 251,25 pontos durante todas as provas e ficou com a honrosa fivela dos campeões.
Estreante na competição no tradicional rodeio, ele falou da sua conquista. “É uma emoção muito grande. Ganhar Americana é um sonho para qualquer um que está nesse esporte e eu consegui”. Ainda emocionado, Rafael definiu como inesquecível o momento vivido na arena. “Esse é o primeiro ano que venho. Tenho 20 anos e não consigo achar palavras para descrever o que estou sentindo. Só posso agradecer e dizer que foi inesquecível vencer aqui”.