
De acordo com Secretaria de Saúde, 14% da população completou o ciclo de imunização
Paulínia já vacinou 48.971 pessoas com a 1ª dose de vacina contra a Covid – 19, o que representa 43,72% da população do município. Os dados foram apresentados na última quinta-feira (21) pela Secretaria de Saúde. Ainda segundo o levantamento, a cobertura vacinal, que considera aplicação de 2ª dose e dose única, chega a 14,20% da população, com 15.903 pessoas vacinadas.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde do município, os dados são apurados a partir de estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que considera uma população de 112 mil habitantes em Paulínia. Os dados divulgados foram coletados até o dia 20 de julho de 2021.
O Secretário de Saúde de Paulínia, doutor Fábio Alves, afirma que estão sendo aplicadas uma média de mil doses diárias no município e que, apesar de o número de vacinas enviadas pelo governo estadual estar aquém das expectativas, Paulínia tem conseguido manter um cronograma escalonado durante toda a semana, sem a necessidade de interrupção da vacinação.
“Trabalhamos com a expectativa de chegada de ao menos uma grade de doses por semana para fazer o cronograma de distribuição do imunizante. Nossos esforços são no sentido de garantir a cobertura vacinal da população da forma mais ágil possível”, comentou o secretário.
Agendamento
A Secretaria de Saúde optou em realizar o agendamento para aplicação da vacina. “Compreende-se que o agendamento evita as filas, as corridas das pessoas na madrugada e o desgaste de não receber o paciente várias vezes com demanda espontânea nas unidades de serviços”, afirmou Alves
Em relação à dificuldade para agendar relatada por munícipes, o secretário afirma que o problema é proveniente dos números de doses insuficientes para atender determinadas faixas etárias. “Fazemos prontamente a comunicação ao governo do estado e, assim que recebemos a grade de doses, disponibilizamos para a população, sem estocar o imunizante”, explicou.
2ª dose
Paulínia possui um índice de 2,3% de não retorno para a aplicação de segunda dose do esquema vacinal contra a Covid-19 até dia 30 de junho. De acordo com a Secretaria de Saúde, profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fazem busca no sistema de pacientes inscritos das faixas etárias remanescentes e a Vigilância em Saúde entra em contato com pacientes cadastrados no site VaciVida, com o objetivo de garantir a cobertura vacinal de todos os grupos e faixas etárias.
Confira a cobertura vacinal por faixa etária 1ª Dose em Paulínia:
30 a 34:————————————————————————-20,71%
35 a 36:————————————————————————-63.93%
37 a 39:————————————————————————-62.94%
40 a 42:————————————————————————-96.02%
43 a 49:————————————————————————-86.26%
50 a 59:————————————————————————-103.09%
60 +> :—————————————————————————107.26%