Mesmo diante do atual cenário de crise nacional, o programa “Emprega Paulínia”, da Prefeitura de Paulínia, conseguiu inserir no mercado de trabalho 1.693 pessoas nos sete primeiros meses deste ano.
Só em julho, foram 353 novas vagas em 48 empresas e estabelecimentos, um aumento de 325,3% na comparação com maio, quando foram encaminhados 83 trabalhadores para o mercado de trabalh.
Segundo a Secretaria da Indústria e Comércio, responsável pelo programa, a alta se deu em razão das contratações por empresas terceirizadas da Petrobras para obras na Replan (Refinaria de Paulínia).
Número maior só foi registrado em janeiro, quando foram contratados 598 trabalhadores também para ações na Replan. O mês de março foi o terceiro maior do período em contratações, com 210 novas vagas.
A Prefeitura de Paulínia auxiliou na intermediação entre sindicatos de trabalhadores, empresas terceirizadas e Petrobras, para priorizar a contratação de mão de obra de Paulínia e também de Cosmópolis.
Do total de vagas preenchidas nos sete primeiros meses, 47 foram destinadas a pessoas com deficiência e outras oito foram preenchidas por moradores em situação de rua, garantindo a atuação social do programa.
Emprega Paulínia
Para cadastramento no programa, o trabalhador precisa ir até à sede da secretaria, no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário ser morador de Paulínia e apresentar comprovante de residência, RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e currículo. O candidato deve atualizar o cadastro a cada seis meses.
Diariamente são entregues 70 senhas. O atendimento para pessoas com deficiência é realizado das 13 às 17 horas. Empresas interessadas em ofertar vagas de emprego também podem procurar o programa.