
Os contratos somados, que acontecem desde 2010, chegam a quase R$ 1 milhão; em apenas um deles, a empresa ganhou mais de R$ 700 mil
A empresa J.L. Rodrigues Alimentos M.E., que tem sede na cidade de Brodowski (SP) e é suspeita de superfaturamento nos valores para o fornecimento de merenda escolar na cidade de Rio Claro, também é fornecedora de produtos para a Prefeitura Municipal de Paulínia. Atualmente, a empresa é a responsável por fornecer alimentos para os animais do Parque Ecológico.
Os indícios de superfaturamento na compra de itens que compõem a merenda escolar, administrada pela Prefeitura Municipal de Rio Claro desde 2010, foram denunciados pelos vereadores do DEM (Democratas) daquela cidade: Sérgio Carnevale, Ricardo Campeão e Pitico do Bar, em junho deste ano. De acordo com os números apresentados pelos parlamentares, os acréscimos nas compras atingiram a marca dos 126,95%.
A empresa, em dezembro de 2011, venceu licitação da Secretaria da Educação de Rio Claro para fornecer carne moída de primeira a R$ 18,00 o quilo, mas ofereceu o mesmo produto em maio deste ano à Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro por R$ 9,15. Segundo informações levantadas por Lide Brasil, a J.L. Rodrigues Alimentos também ganhou vários outros itens do Pregão Presencial 018/2012 em Santa Rita, entre eles os relativos ao filé de frango (R$ 6,10 sendo cobrado R$ 16,00 em Rio Claro) e filé de merluza (R$ 11,10 sendo cobrado R$ 20,00 em Rio Claro).
A investigação teve como ponto de partida denúncias que chegaram aos gabinetes dos vereadores, via internet e também através de funcionários que trabalham na própria Secretaria Municipal da Educação.
Ainda, segundo a denúncia dos democratas, a empresa também aparece no processo em Santa Bárbara d’Oeste, onde o prefeito da cidade é suspeito de favorecer diversas empresas em licitações. E em Paulínia, vários contratos já foram firmados com a J.L.
Em agosto deste ano, a referida empresa ganhou uma licitação da Prefeitura Municipal de Paulínia para cuidar da alimentação dos animais do Parque Ecológico. Segundo consta no Semanário Oficial 971, datado em 22 de agosto de 2012, a Prefeitura pagou por este contrato o valor de R$ 67.570,00, mas este não foi o único contrato firmado entre a atual administração e a J.L. Rodrigues Alimentos M.E.
A empresa foi contratada através de Licitação pela Secretaria de Educação pelo valor de R$ 717.600,00 para fornecer carnes, aves e peixes por 12 meses, segundo informações do Semanário Oficial 974, datado de 12 de setembro deste ano.
Os arquivos do Semanário Oficial mostram que a parceria entre Prefeitura de Paulínia e a J.L. Rodrigues Alimentos M.E. vem desde 2010, quando em 8 de março daquele ano a empresa forneceu carnes pelo valor total de R$ 19.686,00. Já no Semanário Oficial 860, com data de 26 de julho de 2010, uma nova compra no valor total de R$ 47.500,00, onde foram adquiridos 5 mil quilos de filé de peito de frango cozido temperado desfiado e congelado pelo valor unitário por quilo, R$ 9,50. Em agosto deste ano, segundo consta no Semanário Oficial 968, datado em 1º de agosto de 2012, mais um contrato, segundo a R.C. nº. 815/2012, no valor total de R$ 65.380,80.
Somando-se os valores aos quais o Jornal Tribuna teve acesso, a empresa suspeita de superfaturamento em outras cidades, J.L. Rodrigues Alimentos M.E., arrecadou de Paulínia a quantia de R$ 917.736,80.