Início Empresarial Empresa participante do programa de aceleração da Braskem recebe aportes e internacionaliza...

Empresa participante do programa de aceleração da Braskem recebe aportes e internacionaliza operação

Balões usados para monitoramento de grandes territórios, desenvolvidos pela Altave – startup ligada à indústria aeroespacial – vêm ocupando cada vez mais espaço no céu e em diversos setores da economia, no Brasil e no exterior. A empresa foi uma das dez selecionadas para participar do Braskem Labs Scale 2017, o programa de aceleração da Braskem, e se apoia nesta experiência para captar recursos e expandir o uso de seu produto junto a empresas das áreas de defesa, segurança ambiental, construção, mineração, agropecuária e radiodifusão.
“Queremos expandir o negócio, e entendemos que a participação no Braskem Labs Scale contribuiu para melhorar a nossa gestão, com maior controle interno e construção de credibilidade para atrair investimentos”, afirma Leonardo Nogueira, diretor de Marketing e Vendas da Altave.
Considerado um veículo eficiente e pouco agressivo ao meio ambiente, o balão criado pela Altave é inflado com gás hélio e capaz de erguer até 35kg de carga a uma altura de até 200 metros. Nele, são instaladas câmeras full HD de zoom óptico para monitoramento de fazendas e localidades remotas, seja para identificar possíveis focos de incêndio ou garantir a segurança, por exemplo. Um dos próximos objetivos é evoluir as soluções de monitoramento e reforçar a aplicação dos balões como roteadores de sinais de internet em áreas inóspitas ou distantes de centros urbanos.
Neste movimento de expansão, a Altave fechou parcerias com fundos de investimentos Aerotec e Criatec II. Com estes recursos – cujo os valores não são revelados -, a empresa planeja a inauguração de uma sede em Minas Gerais e a expansão internacional para América Latina, Europa e Oriente Médio, por meio de parcerias com players locais.
“A Altave é um bom exemplo de como a Braskem, por meio desta plataforma realizada em parceria com a ACE, pode incentivar o ecossistema empreendedor e, ao mesmo tempo, gerar uma proposta de valor à sociedade. O feedback que temos dos participantes é sempre positivo, e percebemos que grande parte das empresas já receberam investimentos de fundos, como é o caso da Altave. Percebemos que eles realmente se capacitaram e, atualmente, estão mais seguros em seu relacionamento com investidores”, afirma Luiz Gustavo Ortega, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.

Evolução acelerada

Formada em 2011 por engenheiros egressos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a Altave colhe bons resultados desde o início de sua operação. Em 2016, realizou o monitoramento e a segurança do Rio de Janeiro durante os jogos olímpicos. Na ocasião, foram colocados quatro balões voando a 200 metros do solo, nas quatro áreas de competição. Ao todo, 160km² foram protegidos, correspondendo a 13% da área total da capital carioca.

Em busca de oportunidades para aprimorar os balões e a gestão de sua empresa, Nogueira afirma que a parceria com a Braskem foi positiva à medida que ampliou o leque de possibilidades de negócios e melhorias nos balões.
“Embora sejamos uma startup, nos identificamos com a Braskem por entendermos que também somos uma indústria. Eles conseguiram, à medida do possível, transmitir experiência tanto em questões ligadas a desenvolvimento de produtos como em gestão de negócios, acelerando nosso crescimento. Em breve, esperamos contar com a parceria deles no fornecimento de um plástico mais leve e resistente, o que configuraria uma evolução do nosso produto, melhorando sua performance”, explica o executivo.

Laboratório de inovação
Criado em 2015, o Braskem Labs Scale é um programa de aceleração de empreendedores da Braskem realizado em parceria com a ACE, organização de incentivo a startups e inovação corporativa. Em suas edições anuais, podem se inscrever empresas com soluções sustentáveis e inovadoras nas áreas da química e do plástico. O programa já capacitou 41 empreendedores de todo o Brasil e gerou mais de 70 conexões de negócios relevantes. Considerando apenas a edição do ano passado, 60% das empresas já receberam investimentos de fundos ou estão em conversas avançadas. Mais informações podem ser encontradas em www.braskemlabs.com