Início Paulínia Encontro da Defesa Civil estadual em Paulínia treina agentes para evento climático

Encontro da Defesa Civil estadual em Paulínia treina agentes para evento climático

Paulínia sediou pela primeira vez na história um evento como esse. O treinamento é dado pela Defesa Civil Estadual
Paulínia sediou pela primeira vez na história um evento como esse. O treinamento é dado pela Defesa Civil Estadual

Evento aconteceu na quarta-feira, 9, e contou com a presença da Defesa Civil de várias cidades da região

A Defesa Civil do Estado de São Paulo esteve em Paulínia para palestras, cursos e treinamentos às 90 cidades da região de Campinas para a “Operação Verão” 2016/2017, que vai de 1º de dezembro a 31 de março.

Na quarta-feira, dia 9, houve uma atividade prática onde as Defesas Civis dos municípios foram divididas em grupos para simulações no pluviômetro manual e aplicação das medidas de contenção. Durante todo o dia houve também palestras, cursos e aperfeiçoamento de pessoal. O evento aconteceu no Theatro Municipal.
No próximo Verão, a região de Campinas deve registrar acúmulo de chuva acima de 80 mm. Nesse nível, todas as Defesas Civis da região devem acionar o estado de atenção, conforme o PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil).
São quatro níveis no PPDC: observação, atenção (acúmulo de chuvas em 80 mm), alerta (remoção de pessoas de áreas de risco e ocorrência de deslizamentos e mortes) e alerta máximo (escorregamentos de terra).
De acordo com a meteorologista Michelle Harumi Nakamini, ainda é cedo para afirmar a incidência do La Niña sobre o Verão. O que poderá causar chuvas acima de 80 mm são as Zacas (Zonas de Convergência do Atlântico Sul).
“A previsão do tempo indica para um período de neutralidade, com dias mais chuvosos e outros não. No Verão, é possível que tenhamos acumulados de chuva de 80 mm, o que para a região de Campinas já é estado de atenção”, disse.

 

Evento
Paulínia sediou pela primeira vez na história um evento como esse. O treinamento é dado pela Defesa Civil Estadual. Além da região de Campinas, o curso é feito no Vale do Paraíba, em Sorocaba, Capital e outras regiões do Estado.
A “Operação Verão” tem como objetivos reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas. Agentes municipais tem a oportunidade de capacitação e especialização contra deslizamentos de terra e inundações.

Artigo anteriorRota das Bandeiras entrega maior passarela já construída no Corredor Dom Pedro
Próximo artigoPopulação aprova caminhão 100% elétrico da Corpus