Início Paulínia Entidade de assistência a autistas usa tecnologia para ajudar famílias na quarentena

Entidade de assistência a autistas usa tecnologia para ajudar famílias na quarentena

ASA acaba de lançar E-book em tempos de ensino à distância
O ASA (Amor, Superação e Autismo) é um projeto de Paulínia que trabalha com crianças e jovens dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, através de parceria com o Núcleo Conexão, acaba de lançar o E-Book O TEA, em tempos de ensino à distância. Escrito pela psicopedagoga e pedagoga de educação especial, Daniela Laubenstein e pela psicopedagoga e mestre em ensino do Núcleo Conexão, Fabiana Burgos, a obra é uma ferramenta destinada aos pais de autistas em um momento de adaptação às aulas virtuais e compreensão dos processos de aprendizagem dos filhos.
A parceria entre as duas profissionais teve início com lives nas redes sociais sobre diversos assuntos relacionados ao dia-a-dia dos jovens e crianças com TEA em tempos de quarentena. Com a adesão maciça das famílias, Daniela e Fabiana, decidiram disponibilizar o E-Book contendo orientações sobre os desafios das atividades online. “O nosso objetivo é que a família compreenda melhor como é o filho e busque estratégias de aprendizado, não só através do conteúdo escolar, mas de outras possibilidades. Uma receita de bolo, por exemplo, pode ajudar a aumentar o repertório da criança”, explica Daniela, que acrescenta que esse é um momento complicado para as mães que, além de todos os seus afazeres domésticos obrigatórios do confinamento, passaram a ser professoras e terapeutas.
O conteúdo do E-Book, que está disponível nas redes sociais do ASA, aborda a necessidade de conhecer profundamente o filho/paciente, a importância de observar melhor qual o tempo de atenção destinado às atividades propostas, quais delas entre as orais e escritas são mais proveitosas, o melhor horário para se trabalhar nas aulas online, assim como os dificultadores nesse processo virtual como a falta de rotina, pessoas ao redor, microfones abertos ou problemas para se ver na tela.
Além de orientações às mães nesse período difícil de quarentena, o E-Book inclui aspectos da Lei Brasileira de Inclusão, uma luta constante na vida das famílias de autistas.
O projeto


O ASA, Amor, Superação, Autismo é um projeto criado em Paulínia, em outubro de 2019, a partir da união de mães com filhos dentro do Transtorno do Espectro Autista e profissionais que atuam com estas crianças e adolescentes. O ASA, não só responde aos vários questionamentos sobre o assunto dos pais que utilizam os serviços da rede pública e privada, mas também oferece instrumentos para ajudar no desenvolvimento de habilidades das pessoas com o transtorno.
O Autismo é uma desordem neurobiológica de ordem genética que altera a forma como o cérebro funciona e afeta o desenvolvimento infantil. Seus sinais aparecem gradualmente com dificuldades na comunicação e interação social, movimentos repetitivos e interesses restritos. É comum o TEA estar associado a outras comorbidades como deficiência intelectual, déficit de atenção e hiperatividade. Como as características do transtorno se manifestam através do comportamento sem traços físicos aparentes é difícil para alguém que não convive com o TEA entender as limitações a que os autistas são submetidos pela sua condição. Situações cotidianas como aglomerações, sons ou iluminação podem trazer conforto ou serem gatilhos para as crises.
O ASA não tem sede própria e conta com a colaboração mensal das próprias famílias atendidas para realizar as atividades propostas, como treinamentos parentais, rodas de conversas e terapias de grupo com a participação especialmente das mães. O ASA promove também palestras, passeios e encontros entre crianças e jovens e atividades periódicas para a troca de experiências. Tudo isso está suspenso enquanto a durar a quarentena pelo COVID 19 e as atividades presenciais foram substituídas pelas virtuais com a participação direta dos pais.
Para saber mais, procure pelo ASA
@amorsuperaçãoautismo nas redes sociais.

Artigo anteriorInscrição para seleção de 25 agentes de ação social começa na quinta, 28
Próximo artigoCPFL Paulista registra 5 mil colisões de veículos contra postes em 2019