Por iniciativa da Prefeitura Municipal de Paulínia e com patrocínio Braskem, alunos de 6 a 10 anos têm a oportunidade de interagir com o quarteto de cordas e viver uma experiência única, se aproximando do universo da música
Neste quinto ano dos Concertos Paulínia, o projeto dá continuidade à série O Theatro vai à Escola, que leva os Solistas de Paulínia para apresentações gratuitas e atividades com os alunos das escolas públicas da cidade. Com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Paulínia e patrocínio Braskem, a série teve início na última segunda-feira (5 de agosto) com duas apresentações na EMEF Professora Odete Emídio de Souza, no bairro São José II.
Alunos, professores e funcionários participaram da ação educativa, que tem como princípio ampliar o universo de referência musical das crianças, facilitando o acesso e a compreensão de elementos básicos da música e ao mesmo tempo proporcionando prazer e divertimento.
Caio Vinícius Dias, pedagogo musical do projeto, inicia as atividades com perguntas, chamando de imediato a atenção dos pequenos que, curiosos, aguardam a resposta. Em seguida, os Solistas de Paulínia passam a conversar com as crianças. Apresentam o violino, a viola e o violoncelo – instrumentos de cordas de uma orquestra; falam de sonoridade; mostram os sons – do mais grave ao agudo; tocam algumas músicas. Um mundo novo é apresentado aos pequenos a partir desta interação e de algumas dinâmicas. “Nunca ouvi música clássica. Também não conhecia esses instrumentos”, revela o pequeno Eduardo Roberto dos Santos, de 9 anos. “Mas achei muito legal. Não fiquei com sono!”, garantiu.
A mesma sensação da aluna Evelim Vitória da Silva Tavarez, do terceiro ano. “Já tinha ouvido na televisão, mas ao vivo foi muito mais legal! Fiquei com vontade de ver no teatro. Minha mãe vai me levar lá em São Paulo. Vou pedir pra ela”, avisou. Porém, não será preciso ir tão longe. A temporada dos Concertos Paulínia segue até o final do ano, com as apresentações dos Solistas de Paulínia e os Grandes Concertos Internacionais no Theatro Municipal de Paulínia, e as séries o O Theatro vai à Escola e o O Theatro vai à Comunidade, que levam os Solistas para apresentações gratuitas em escolas, igrejas, teatros, praças e centros comunitários, nos quatro cantos da cidade.
Durante os concertos didáticos uma apostila é entregue aos alunos, abrindo caminho para o conhecimento da música. Os professores também recebem um material que pode ser usado para dar continuidade ao aprendizado. “Esta foi uma oportunidade de acesso. Todo esse universo musical fica longe dos olhos dos alunos. Seria culturalmente interessante que o projeto pudesse ser até mesmo trabalhado dentro da sala de aula, assim os ouvidos das crianças seriam afinados. É ótimo que programas como esse saiam do teatro e cheguem às escolas”, comentou o professor Edson Cristóvão da Silva.
Formado por músicos de excelência no cenário brasileiro e internacional, os Solistas de Paulínia foram adotados como corpo estável do projeto Concertos Paulínia em 2009. Músicos requisitados, com uma intensa agenda, trabalham juntos há mais de 20 anos e se consolidaram como um dos mais destacados conjuntos de cordas do país. Responsáveis pelos concertos das séries O Theatro vai à Escola e o O Theatro vai à Comunidade, os Solistas invariavelmente saem emocionados ao final das apresentações, com a receptividade das crianças, jovens e adultos.
S E R V I Ç O
CONCERTOS PAULÍNIA 2013
Série ‘O Teatro vai à Escola’, com os ‘Solistas de Paulínia’
Solistas de Paulínia
Pablo de León, violino
César Miranda, violino
Horácio Schaefer, viola
Roberto Ring, violoncelo
Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de Paulínia
Patrocínio: Braskem
Realização: Interarte