Início Paulínia Escoteiros transformam Jardim Botânico em parque de diversões

Escoteiros transformam Jardim Botânico em parque de diversões

Jardim Botânico foi transformado num verdadeiro parque de diversões

Um grupo de 40 jovens com idade entre 15 e 17 anos, do 19º Distrito Escoteiro de Campinas, das cidades de Paulínia, Indaiatuba, Campinas, Valinhos e Amparo, “invadiu” o Jardim Botânico Adelmo Piva Júnior, nos dias 21 e 22 de abril, para um acampamento denominado “O Parque”. No local, desenvolveram diversas atividades, monitorados por doze escotistas veteranos. Entre as atividades, construíram pioneirias, que são estruturas construídas geralmente de bambu e sisal com o uso de amarras e nós e com a finalidade de trazer conforto ao acampamento escoteiro. Montaram diversos utensílios para as atividades desde fogões, mesas, cadeira e abrigos para pernoite.

O Jardim Botânico foi transformado num verdadeiro parque de diversões com brinquedos gigantes, com roda gigante, chapéu mexicano, barco viking e gangorra. De acordo com a organização, a finalidade das atividades foi elevar o nível de dificuldade e grandeza das pioneirias. Durante as atividades os participantes puderam se conhecer melhor e também aproveitar os brinquedos construídos por eles mesmos.

“O objetivo deste acampamento foi desenvolver habilidades físicas, intelectuais e sociais em nossos jovens. Através do desafio lançado, nossos jovens puderam trabalhar em equipe, assumir a liderança, ter raciocínio lógico para coordenar e executar o projeto e superar seus limites. Afinal não é fácil montar este tipo de estrutura. Temos muito que agradecer a cidade de Paulínia e ao Jardim Botânico por ter aberto as portas para realizarmos este trabalho incrível com nossos jovens.”, declarou o coordenador distrital do Ramo Sênior, Fernando Farias.

O participante Vinicius Mendes, de 16 anos, do Grupo Escoteiro Indaia, da cidade de Indaiatuba, comentou sua participação: “O acampamento, além de me trazer a experiência de participar ativamente da construção de pioneirias de grande porte, me deu a oportunidade de me aproximar de novos amigos e reafirmar amizades de longa data. Ao longo da construção vimos a importância do bom aprendizado em sede para o melhor resultado em campo, com boas amarras, muita força de vontade de todos os jovens e chefes e, o mais importante, a segurança. Após um final de semana de muita experiência e aprendizado, só tenho que agradecer a toda organização e disposição, e ficar ansioso para o próximo acampamento do 19º Distrito Escoteiro de Campinas”, disse.