Início Destaques ETEP é a primeira colocada do Enem 2009 entre as municipais do...

ETEP é a primeira colocada do Enem 2009 entre as municipais do país

A Secretaria de Educação de Paulínia comemorou a divulgação da lista dos melhores colocados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, em todo o País. Todas as escolas do município foram bem pontuadas, mas as escolas técnicas superaram obtendo uma ótima pontuação.

A Escola Técnica de Paulínia (ETEP) ficou em 1º lugar no ranking das escolas técnicas municipais do Brasil, e em 8º lugar de todas as redes de ensino do Estado de São Paulo. O Centro de Ensino Profissionalizante Prof. Osmar Passarelli Silveira – CEMEP – também fez bonito e alcançou o 2º lugar no município e a 6ª posição no ranking brasileiro.

A diretora de Ensino Médio e Profissionalizante da Secretaria de Educação de Paulínia, Vanda Henriques Altaffini, atribuiu o sucesso do Enem a qualificação dos professores, “nossos professores possuem mestrado, muitos deles doutorado ou especialização, estão sempre se atualizando para acompanharem as tendências do mercado”, explicou.

A diretora ainda falou que o período integral requer um envolvimento maior do aluno a formação dele é global, pois inclui o ensino médio e o profissionalizante.

As Escolas técnicas vêm se destacando não só no Enem, mais em aprovações em grandes Universidades e competições como: Olimpíadas de Matemática e de Robótica, que são atividades intelectuais, que estimulam e valorizam a competência e o saber, é uma demonstração de civilidade e avanço cultural.

Para a secretária de Educação, Maria Estela Sigrist Betini,”as escolas técnicas ETEP e CEMEP possuem professores fixos, eles trabalham somente nessas escolas, isso permite um acompanhamento de perto do aluno, uma dedicação exclusiva do professor, formando uma proximidade maior entre aluno e professor, facilitando o aprendizado.”

Outro fator importante que a secretária atribui é a qualidade da infraestrutura dos laboratórios existentes nas escolas, são três de informática no CEMEP e três laboratórios de química e um de enfermagem no ETEP.

A secretária lembrou o desempenho das outras escolas públicas do município como a EMEFM Ângelo Corassa Filho, que teve uma excelente pontuação no ranking, exaltando o trabalho e o empenho dos professores que atuam naquela escola.

Um dado importante mencionado pela diretora, foi o envolvimento dos pais com a educação escolar de seus filhos, e afirmou que no ETEP a participação dos pais nas reuniões é de 90%, um dado considerado alto para o ensino médio, mas ela frisa a importância dessa parceria da escola e a família, essa presença passa a valorizar mais o ensino. “Pais e escola devem educar juntos para um bem maior, a criação de um verdadeiro cidadão, construtor de um futuro melhor para as próximas gerações depende dessa aliança”, afirmou a diretora.

Todas as escolas mencionadas na matéria são mantidas com verba municipal