Início Paulínia Farmácia Viva chega às UBSs de Paulínia

Farmácia Viva chega às UBSs de Paulínia

A Secretaria Municipal de Saúde está iniciando o programa Farmácia Viva em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. O programa, que está sendo desenvolvido através de uma parceria entre o grupo Pratic e o Departamento de Assistência Farmacêutica, tem o objetivo de realizar o cultivo, a conservação e a utilização de plantas medicinais no auxílio no tratamento de algumas doenças.
Criado para valorizar a cultura tradicional e popular no tratamento de doenças, o Farmácia Viva também contribui para a saúde da população de forma mais natural. De acordo com a farmacêutica da Prefeitura de Paulínia, Nádia Baggio Ratti, a equipe envolvida no projeto já realizou reuniões com a comunidade, nas UBSs de Betel e Centro 2. “Buscamos o envolvimento de todos, para que eles possam dar continuidade às atividades. Queremos que a população esteja à frente dessas ações”, explicou.
O Jardim Botânico Municipal atuará como parceiro do projeto, realizando a doação de mudas. Segundo a terapeuta ocupacional do Pratic (Programa de Práticas Integrativas e Complementares), Eliane Figueiredo, a próxima etapa é promover uma oficina de compostagem e, em seguida, dar início ao plantio. Essas atividades estão programadas para o mês de março.
Depois de implantada nas UBSs, a Farmácia Viva deverá ser ampliada para outras unidades da rede de saúde do município, como a Saúde Mental e o Centro de Geriatria. Vale lembrar que os tratamentos com o uso de plantas medicinais só serão realizados mediante prescrição médica.
SUS
A prática da fitoterapia no SUS (Sistema Único de Saúde), onde se inclui o projeto Farmácia Viva, foi instituída através da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) juntamente com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).