Longa-metragem ‘Fórmula Selvagem’ será exibido no BAFICI, considerado um dos maiores festivais do gênero na América Latina, nos dias 22, 23 e 28 de abril
O filme “Fórmula Selvagem”, escrito, dirigido e montado pelo roteirista e diretor Flávio Carnielli, de Paulínia, fará parte da programação do 23º BAFICI – Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, entre os próximos dias 20 de abril e 1º de maio, na capital da Argentina. Antes, o longa já esteve nas mostras nacionais Crash e Boca do Inferno, além do tradicional Weekend of Fear, da Alemanha, que já está em sua 24ª edição.
A história do filme se passa num país fictício chamado Panamérica, no início dos anos 80, quando um presidente maluco decide que todos os cidadãos devem participar de uma competição automobilística, a “Fórmula Selvagem”. Com o apoio da TV Estatal, acompanha-se a normalização (e a celebração) da violência, bem como a perseguição a todos aqueles que resistem por um exército inusitado.
O longa rodou praticamente em Paulínia. “Uns 5% do filme foram em outras cidades, Vinhedo e Campinas”, disse Carnielli. “As partes rurais eram filmadas no Parque da Represa; várias das ‘pistas’, no Parque Brasil 500, na ponte da Rhodia (que felizmente estava interditada), em Betel”. A equipe ainda fez cenas em dois bares de Betel e das queimadas durante a madrugada perto do teatro. “Morava no Jardim Ypê. Gravamos também nas alas em reforma no hospital municipal.”
Produzido de forma independente, “Fórmula Selvagem” contou com uma equipe toda formada na região, como a diretora de fotografia Helen Quintans (que no filme também assina a direção de arte e os figurinos), Guga Lourenço (desenho de som, trilha original e mixagem) e Filastor Brega (produção), além do músico Nino Fonseca, que reuniu músicas de bandas da região para o filme, como Cardíac, Insulto, Djamblê, Agente Secreto e Insanidade.
O elenco do filme também é todo formado por atores da região, como Amanda Moreira, André Luis, Dennis Zapater, Hélcio Henriques, Ton Crivelaro, Tatiana Jodar, Amanda Costa, Cesar Póvero, Tatiana Jodar, Alexandra Sanches, Luiz Humberto Siqueira, entre outros. “Os atores são quase que totalmente de Campinas, a exceção de uma atriz colombiana e uma brasileira radicada na Espanha”, falou Carnielli.
De acordo com Carnielli, estar no BAFICI é uma grande realização para o filme e para o cinema da região: “Eu estou na mesma mostra do Darío Argento (famoso cineasta italiano), é um feito incrível para um longa metragem de guerrilha e sem dúvida deve ser um motivo de orgulho, para mim, para toda a equipe e para a nossa região.”
“Fórmula Selvagem” será exibido nos dias 22, 23 e 28 de abril em Buenos Aires, capital argentina, e também estará disponível on-line, já que o BAFICI desse ano acontece de forma híbrida devido a pandemia, por meio do link https://ciclosyfestivales.vivamoscultura.buenosaires.gob.ar/contenido/13021-formula-selvagem.