Início Ação Social Forró da Lua Cheia gerou 10 toneladas de resíduos e descarte adequado...

Forró da Lua Cheia gerou 10 toneladas de resíduos e descarte adequado com ajuda de voluntários

Um dos maiores eventos multiculturais do Brasil contou com a solução da startup Mundo Recicladores, que levou educação ambiental e gerenciamento dos resíduos sólidos da festa que aconteceu em Altinópolis/SP, em junho

A Mundo Recicladores esteve presente em um dos maiores festivais de música do Brasil pelo segundo ano consecutivo. A parceria com o Forró da Lua Cheia, que começou em 2022 rendeu bons frutos e, após o sucesso da edição que celebrou 30 anos da festa, o convite foi renovado para gerenciar os resíduos sólidos dos mais de sete mil frequentadores, que geraram mais de 10,2 mil quilos de resíduos nos quatro dias do festival.

A equipe da Mundo Recicladores participou do evento, levando voluntários que se organizaram para convidar os festivaleiros ao descarte correto, com uma solução que uniu conscientização a premiações. A ideia de pesar e trocar resíduos descartados por prêmios, como bebidas, camisetas e até ingressos, agradou os participantes que levaram espontaneamente resíduos para o posto de coleta e aproveitaram para tirar dúvidas, no estande montado próximo à área de camping. 

Segundo levantamento realizado após o evento, foram segregados 600 quilos de garrafas pet, mais de quatro mil quilos de plástico, 752 quilos de latinha e 315 quilos de papelão. Tudo foi devidamente separado, pesado e destinado à cooperativa de reciclagem local, levando renda aos cooperados da cidade, que encontraram no evento um adicional considerado à receita do mês. Ainda foi realizado o estudo de impacto do evento e oferecidas oficinas com especialistas.

A ideia partiu da parceria dos CEOs da Mundo Recicladores com os organizadores do festival, que acontece no Vale das Grutas, há mais de 30 anos, e o conceito de unir música à sustentabilidade culminou no projeto, já desenhado e trabalhado pela startup, mas que precisou apenas de adaptações. Enquanto a Mundo Recicladores cria soluções para oferecer a municípios, a estrutura para a festa foi considerada como uma amostra de uma pequena população.

“Nossa empresa tem entre outros objetivos, oferecer soluções em gerenciamento para cidades e, quando fomos convidados para entrar no Forró da Lua Cheia consideramos muitas informações de consumo e, dentro daqueles dias, imaginamos as variáveis de fluxo, quantidade de pessoas, materiais mais usados e envolvemos aquela comunidade no projeto que tem o objetivo de conscientizar. E encontramos muitas pessoas simpáticas ao projeto. Foi muito legal e saímos de lá com o sentimento de missão cumprida”, explica Ana Cláudia Oliveira, uma das fundadoras da startup. Ela é formada em Ciências Biológicas, especialista em Gerenciamento de Resíduos Sólidos, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e em mais de 10 anos de experiência atuou na implantação de coleta seletiva e educação ambiental nas cidades de Cubatão, Praia Grande, Itanhaém, Indaiatuba, Vinhedo, Pedreira e Campinas, entre outras.

Gameficação por aplicativo

A Mundo Recicladores foi idealizada por gente que tem o propósito de mudar o mundo! Um grupo de amigos, com habilidades diferentes, percebeu que suas competências se completam e, juntos, começaram a trabalhar na estruturação da startup.

Em 2022, com o convite para a 30ª edição do Forró da Lua Cheia, criaram um aplicativo que foi replicado e novamente continha toda a lineup do evento. Desta forma, os participantes foram atraídos a baixarem o app com antecedência.

Pelo app durante o evento foi possível cadastrar o usuário e ir acumulando os pontos por meio da pesagem dos resíduos, feita no estande da Mundo Recicladores, que conta com o apoio de voluntários, como Daniele Aparecida Alves, que participou nos dois anos e renovou o interesse em participar em 2024, como conta. “Poder falar sobre este tema em um evento tão alegre, plural e cultural e ver as pessoas participando, acende aquela chama de esperança para um futuro melhor, mais consciente, e com um planeta mais limpo para as próximas gerações. Juntos vamos mais longe, por um mundo melhor”, finalizou a moça que também faz voluntariado como a palhaça Doutora Natureba em outra ong.

Para conhecer mais sobre a Mundo Recicladores, siga no Instagram: https://www.instagram.com/mundorecicladores/

Artigo anteriorPaulínia terá 100% da iluminação pública por LED
Próximo artigoAviso da Defesa Civil: Prepare-se para o frio intenso e rajadas de vento