Vila Bressani é o primeiro bairro a receber o Bloqueio de Nebulização, nesta segunda,19 e terça-feira, 20
Os moradores do bairro Vila Bressani, recebem nesta segunda e terça-feira, dias 19 e 20, a Equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde para a realização de um Bloqueio de Nebulização, conhecida popularmente como fumacê, que é um equipamento que emite partículas mínimas de inseticida, que não prejudicam a saúde da população. A aplicação do veneno é do lado externo do imóvel, por isso é importante a remoção de bebedouro e alimentação de animais.
Na nebulização, serão nove pessoas, divididas em três por equipes, onde os funcionários utilizam EPI que executam a aplicação de inseticida, além de seguir todos os procedimentos para evitar o contato da população com o inseticida, conforme Norma Técnica.
Mas a operação, de acordo com a diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria, Eunice Retroz Bernardes, serve apenas para matar uma parcela dos mosquitos. “O alcance do inseticida é apenas para os mosquitos que estão voando e não se encontram, coincidentemente, embaixo de alguma proteção involuntária. Mas a melhor forma de combate à doença é dar fim aos criadouros do mosquito, sem dúvida”, afirmou a diretora.
“O problema é que este inseticida só mata o mosquito, que precisa ser atingido diretamente pelas gotículas. Assim, nossa maior arma contra o avanço da dengue ainda é a prevenção. Sem água parada, não há ovos, as larvas não se desenvolverão e não teremos que lidar com os mosquitos”, acrescenta.
A imunização é usada com uma localidade apresenta altos índices de infestação do mosquito e com ocorrência de casos autóctones da doença. “Medidas preventivas estão sendo tomadas, como a visita periódica dos agentes e a partir de agora, aplicação do “fumacê”, mas é preciso que a população continue contribuindo para a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue. Só assim é possível conter o avanço nos números de casos da doença”, afirma o coordenador da equipe de Combate a Dengue da Vigilância em Saúde, Benedito Aparecido de Camargo.
Casa a Casa
As mais de 5 mil casas dos bairros Jardim Leonor I e II, Alto dos Pinheiros, Jequitibá II, Planalto, Patropi, Residencial Olinda, São Luiz, Bela Vista, e parte do Planalto recebem de porta em porta, neste sábado, dia 17, das 7h30 às 14 horas, equipes das Secretarias de Saúde e Educação para distribuição de panfletos e cartazes com informações sobre prevenção e sintomas da dengue e que serão distribuídos para a população paulinense, além de remoção de água parada ou contaminada e fazer arrastões de limpeza em pontos estratégicos. Ao todo serão 85 agentes.
Levantamentos realizados pelos técnicos do Governo Federal apontam que 98% dos criadouros do mosquito transmissor da doença estão nas residências. Hoje, a dengue é um problema social, visto que o mosquito não pica somente o cidadão descuidado. Por isso cada pessoa tem a obrigação de cuidar do seu imóvel (dentro e fora de casa), mantendo-o limpo para que outra pessoa não sofra as conseqüências.