Início Destaques Gaia muda de sede e planeja atuação internacional

Gaia muda de sede e planeja atuação internacional

Pioneira na promoção de responsabilidade socioambiental e desenvolvimento local sustentável no Brasil, instituição está se preparando para atuar no exterior

 

 

Recentemente, o Gaia (Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem), deu um grande passo em sua trajetória. A instituição foi transferida do Jardim Chapadão, onde estava instalada nos últimos quatro anos, para o Parque Taquaral, ambos em Campinas (SP). Apesar de estar sediada no interior de São Paulo, a entidade tem atuação em boa parte do território brasileiro.
O novo local é bem mais amplo e contemplará toda a reestruturação de TI e implementação da área de Gestão do Conhecimento. Com um quadro de colaboradores que ultrapassa o número de 100 profissionais, a antiga sede já não comportava a equipe toda reunida. “Este é um momento para o qual vínhamos nos preparando nos últimos anos. A ida para um espaço maior, sela nossa busca constante pela profissionalização dos processos e, ainda, nosso ideal de futuro, que é a internacionalização dos serviços oferecidos pela instituição”, explica Maíra Souza, gerente executiva do Gaia.
O novo escritório, simbolicamente, concretiza o crescimento da ONG, que iniciou o ano de 2010 gerenciando 25 projetos distribuídos pelo Brasil inteiro. “Um desafio que só é possível porque contamos com uma equipe multidisciplinar, dedicada e colaborativa”, completa Edison Carvalho, superintendente executivo e um dos fundadores da instituição.
Edison, como prefere ser chamado, é sempre enfático ao dizer que o Gaia foi instituído com o objetivo de ser uma instituição na qual os colaboradores estejam felizes por fazerem parte do grupo, e principalmente, que cada um consiga alinhar sua missão pessoal com a missão da entidade. “Nós criamos um ambiente de trabalho diferenciado, com relações verdadeiras e empáticas. Essas diretrizes refletem diretamente na nossa prestação de serviço, trazendo indicadores de qualidade e excelência. É desta maneira que há 20 anos mudamos a sociedade, deixando nossa marca nas comunidades nas quais atuamos, tornando o mundo um lugar melhor”, destacou.
Em 2010 a entidade está completando 20 anos e embora seja uma instituição do terceiro setor, o Gaia vem se apropriando das ferramentas de gestão do segundo setor para se profissionalizar e crescer, melhorando seus processos e sendo considerada referência nas áreas em que atua.
Sobre o Gaia
Pioneiro na promoção de responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável, seu trabalho contribui para educação e a articulação de pessoas e instituições para a inclusão social, a conservação ambiental e a redução de riscos industriais.

Uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que ao longo de sua história já atuou em cerca de 150 municípios em 19 estados brasileiros, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas, direta e indiretamente.

São diversas as áreas de atuação do Gaia, entre elas educação ambiental, diagnósticos socioeconômicos, programas de geração de renda, gestão de recursos humanos, qualificação profissional e empreendedorismo, comunicação com stakeholders, sustentabilidade organizacional, elaboração de projetos para captação de recursos a fundo sem retorno, fortalecimento de organizações do terceiros setor, formulação de políticas e programas estaduais de educação e comunicação socioambiental, além da criação e implementação de projetos de responsabilidade social e investimento social privado. Mais do que trazer soluções, o Gaia contribui para se pensar estrategicamente.
Seu constante comprometimento com a causa socioambiental trouxe – e ainda traz – credibilidade para a entidade, prova disso é a parceria que mantém há anos com grandes empresas como Petrobras, Shell, Grupo Votorantim, Braskem, Eletrobrás Furnas, CITI, diversas organizações do terceiro setor, universidades e Governo em suas instâncias municipal, estadual e federal.