Texto: GM de Paulínia
Fotos: Gidel Silva
A Guarda Municipal de Paulínia realizou, em menos de 15 dias, oito prisões em flagrante, num total de 13 pessoas detidas; dentre elas seis menores de idade. Entre os dias 24 de agosto e 6 de setembro, foram cinco flagrantes de furto qualificado, um de extorsão, um de roubo e um de tráfico de entorpecentes, numa média de uma prisão a cada dois dias. Em nenhuma das ocorrências houve reação dos indivíduos detidos, com destaque apenas para a de furto qualificado de veículo, cujo meliante foi preso em Campinas após vários quilômetros de perseguição.
Chama a atenção também o número de menores infratores detidos pelos Guardas Municipais. Quase a metade dos envolvidos nos crimes era menor de idade. Desses, apenas um, envolvido com tráfico de substância entorpecente, deverá ser apresentado junto à promotoria; os demais são qualificados na delegacia e liberados para o responsável.
Na ocorrência de roubo, foram presos dois indivíduos que roubaram um celular de uma mulher próximo ao Supermercado Pague Menos. No furto de veículo, a vítima havia deixado seu carro na Rua Silvino de Godoy, e este fora levado por um individuo, sendo preso pouco tempo depois pelos Gms (leia o texto a seguir). Um indivíduo foi surpreendido também pelos GMs tentando furtar o depósito do Supermercado Dia, onde já havia arrombado a porta do local quando os GMs chegaram e lhe deram voz de prisão.
Em outra situação, um indivíduo tentou extorquir uma mulher, obrigando-a a entregar um veículo, fazendo menção de estar armado. Após evadir-se do local sem nada levar, ele foi localizado pelos GMs e conduzido ao plantão policial, sendo autuado em flagrante pelo crime de extorsão.
Já na Escola Supletivo, a ação envolveu cinco bandidos, sendo quatro menores de idade, que levaram do local várias sacolas contendo bolas e outros pertences da escola. A Guarda Municipal conseguiu localizá-los e recuperar os pertences furtados, bem como mandou para a cadeia um dos indivíduos, maior de idade, pelo crime de furto e corrupção de menores. Em mais duas ocorrências envolvendo menores, a GM recuperou uma bicicleta furtada no bairro Bom Retiro e apreendeu 16 pedras de crack e nove pipetas de cocaína.
Perseguição a veículo furtado em Paulínia termina em acidente em Campinas
Uma perseguição a um veículo furtado nesta manhã de domingo em Paulínia só terminou quando o veículo colidiu com um ponto de ônibus no bairro Vila Nova, em Campinas. O veiculo, um Volkswagen Gol de cor preta, foi furtado na área central de Paulínia, na Rua Silvino de Godoy, por volta de 9h30 da manhã e a Guarda Municipal foi alertada por uma testemunha do fato.
De posse das informações sobre o veiculo, uma guarnição posicionou-se as margens da Rodovia Profº Zeferino Vaz (SP 332), na altura do Condomínio Okinawa, quando avistou o veiculo passar sentido Campinas. Iniciou-se um acompanhamento e o condutor ao perceber a presença da viatura tentou fugir em alta velocidade. Nesta fuga ele chegou a colidir na lateral de alguns veículos, passando também por semáforos vermelhos próximos a Bambini. O veiculo, seguido de perto pela viatura, só parou depois de bater em cheio em um ponto de ônibus, na Rua Osvaldo Cruz, no bairro vila nova, já em Campinas. O indivíduo foi preso pelos Guardas Municipais e apresentado no 1º DP de Campinas, sendo identificado como o lavador de autos Anderson Samuel de Oliveira, morador do Pq. Adhemar de Barros em Campinas. O mesmo foi autuado em flagrante pelo delegado de plantão, Rodrigo Barreto Fernandes.