Início Paulínia Governador Tarcísio visita carreta do programa Caminho da Capacitação em Paulínia

Governador Tarcísio visita carreta do programa Caminho da Capacitação em Paulínia

Projeto oferece cursos gratuitos em parceria com o Fundo Social do Estado e integra política de combate à pobreza

Durante agenda oficial em Paulínia, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visitou uma das carretas do programa Caminho da Capacitação, que está instalada na cidade oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos voltados à população em situação de vulnerabilidade social. A ação é promovida pelo Fundo Social de São Paulo, em parceria com a Prefeitura e o Fundo Social de Solidariedade de Paulínia.

Acompanhado da primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas, e da primeira-dama do município, Tamires Barros, o governador conheceu a estrutura da carreta e conversou com alunos matriculados nos cursos. As formações são ministradas por profissionais do Centro Paula Souza e abrangem áreas como Banho e Tosa, Panificação, Açougue, Confecção Industrial, Criação de Jogos Digitais e Aplicativos. Tamires Barros ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “É muito gratificante ver como muitas pessoas precisam apenas de oportunidades para crescer e se desenvolver. Tenho certeza de que todos que estão aqui, se dedicando e buscando um futuro melhor, vão concluir os cursos já empregados”, afirmou.

Essa é a primeira vez que Paulínia recebe o programa Caminho da Capacitação, que integra o Superação SP — uma estratégia do governo estadual para retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026. A previsão é de que mais de 30 carretas circulem pela região de Campinas com até 46 cursos gratuitos nas áreas de beleza, gastronomia, tecnologia e serviços.

Em Paulínia, mais de 150 alunos já participam das aulas, realizadas na Lagoa do João Aranha, Fundo Social do Vista Alegre, Praça do São José e Parque Brasil 500. As turmas ocorrem nos períodos da manhã, tarde e noite.

O programa representa um importante reforço na política de inclusão produtiva e qualificação profissional, ampliando oportunidades de empregabilidade e renda no município.