O Governo do Estado de São Paulo obteve autorização do Tribunal de Justiça para transformar em material reciclável 8.017 veículos apreendidos que estão depositados em pátios nas cidades de Paulínia, Campinas, Indaiatuba e Vinhedo. Eles serão compactados e vendidos como sucata após licitação que será aberta pela Secretaria da Segurança Pública.
O anúncio foi feito pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, na manhã de terça-feira (10), durante reunião do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública (Gamesp) da região de Campinas.
“A decisão tem benefícios no aspecto ambiental, porque as áreas dos pátios serão descontaminadas com a retirada desses veículos, e também permite uma melhor logística para que a polícia possa atuar mais intensamente na apreensão, fiscalizando e, com isso, evitando crimes”, afirmou Grella, que citou a alta incidência de crimes com o uso de motocicletas. “A ação da polícia para retirar esses veículos de circulação é sempre fundamental, mas para isso precisamos ter espaço.”
Os veículos estão em três pátios na cidade de Campinas, dois em Indaiatuba, um de Paulínia e um de Vinhedo. Pela decisão, todos os veículos poderão ser destruídos e vendidos como sucata, por meio de licitação. No entanto, será publicado um edital, pelo Poder Judiciário, para que os eventuais interessados na restituição do veículo apreendido manifestem o interesse em 10 dias. Ao final desse prazo, os juízes devem comunicar à Corregedoria Geral da Justiça em até 30 dias os casos em que foi determinada a restituição.
“Após esse prazo, se não houver manifestação, todos os veículos estarão autorizados a ser compactados e vendidos como sucata. Se houver alguma exceção ao veículo, ele será separado e preservado”, explicou o secretário.
A compactação de veículos apreendidos em pátios na região de Campinas segue medida semelhante adotada na Capital, onde cerca de 45 mil veículos também serão submetidos a leilão para serem vendidos como sucata.
Ainda segunda a decisão judicial, o dinheiro da venda será depositado em conta para eventuais pagamentos de indenizações.