Início Paulínia Motoristas e cobradores da Passaredo entram em greve na segunda,21

Motoristas e cobradores da Passaredo entram em greve na segunda,21

Os trabalhadores da  Passaredo ,empresa concessionária do transporte urbano e de fretamento escolar de Paulínia, entrarão em greve a partir da zero hora da próxima segunda-feira por melhores salários e condições de trabalho. Segundo o diretor secretário do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Anexos de Campinas e Região, Izael Soares de Almeida, a empresa negou-se a negociar com os trabalhadores e  com o sindicato e declarou que a negociações estavam encerradas.
A reunião com os representantes dos trabalhadores, sindicato e a Passaredo estava marcada para as 15 horas de hoje (18/6). Mas quando a comissão chegou à sede da empresa,  os portões foram fechados e os trabalhadores foram informados de que “não haveria mais negociação e que a proposta da empresa não avançaria  além do que já fora discutido”. Esgotadas as alternativas de acordo, os trabalhadores, apoiados pelo sindicato, definiram pela paralisação geral a partir de segunda feira, obedecendo ao cronograma de greve já protocolado na Justiça do Trabalho no inicio da semana.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Matusalém de Lima, os trabalhadores já haviam cedido da proposta inicial e era esperado que a empresa também melhorasse sua proposta, para num acordo satisfatório para as duas partes, evitar a greve e não prejudicar a população usuária do transporte coletivo.
Na semana passada, os trabalhadores haviam protocolado uma solicitação de nove por cento de reajuste sobre os salários de abril de 2010, ticket de refeição de 250 reais e PLR de 300 reais.  Na primeira rodada de negociações a empresa ofereceu reajuste de sete por cento, 225 reais no ticket e PLR de 180 reais. Para evitar uma greve nos transportes, na quarta- feira os trabalhadores apresentaram uma contra proposta reduzindo o pedido de reajuste para oito por cento,  ticket de 240 reais e PLR de 250 reais. Uma nova rodada de negociações deveria acontecer hoje ás 15 horas, na sede da Passaredo. Mas para surpresa da categoria, as negociações foram unilateralmente rompidas pelos empresários, então em assembléia na sub sede do sindicato, ocorrida logo após, a categoria decidiu pela paralisação geral até que os patrões apresentem uma proposta que atenda aos trabalhadores. Neste sábado, o sindicado irá distribuir um comunicado á população avisando o usuário da greve na próxima semana.