Índices mostram elevação da satisfação dos usuários do transporte urbano, escolar e universitário da cidade
Desde que a Mov, empresa do Grupo Belarmino, assumiu o Transporte Municipal de Paulínia, os índices de aprovação e satisfação cresceram na cidade.
A MoV chegou a Paulínia, em março, com a mais moderna frota com 56 ônibus zero-quilômetro, equipados ar condicionado, wi-fi grátis, tomadas usb, biometria facial, monitoramento por GPS e o aplicativo Mov para acompanhar o horário dos coletivos em tempo real.
Uma pesquisa realizada pelo Indsat, medidor de satisfação de serviços em cidades, mostrou que dois meses após assumir o transporte coletivo urbano, a Mov conseguiu elevar o grau de satisfação dos usuários em quase 20%, comparado às últimas pesquisas. A pesquisa somou 54% de aprovação (ótimo e bom), em meados de maio. Os números a respeito da rejeição também apresentaram uma mudança significativa no período, caindo de 46,5% em janeiro para 14,4% em maio.
Na entrega dos veículos, o presidente-diretor da Mov, Belarmino Ascenção Marta, afirmou que os ônibus de Paulínia são os primeiros da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a contar com carroceria Caio Apache VIP V e chassi Mercedes-Benz OF-1724 e OF-1721 e também com muita tecnologia embarcada. “O objetivo da MoV é prestar um serviço de excelência para a população”, comentou Belarmino.
Mesmo com as melhorias no transporte, a prefeitura manteve a passagem a R$ 1, uma das tarifas mais baixas dos Brasil. “A qualidade dos serviços prestados à população é meu principal compromisso, pois os munícipes merecem e devem ser tratados com respeito e dignidade”, afirmou o prefeito Du Cazellato na ocasião.
Quase cinco meses após o início das operações, a empresa vem garantindo um serviço de qualidade a população. A avaliação é positiva entre os vereadores da cidade. O presidente da Câmara Municipal, Fabio Valadão, destacou a melhorias no transporte. “Em pouco tempo eu acho que é o suficiente para a gente ver que as coisas têm melhorado. Os veículos são novos e adaptados para as pessoas com deficiência, em condições muito boas de viagem. Na verdade, agora a gente tem poucas reclamações, que são mais direcionadas aos itinerários, que devem ser resolvidas com o Plano de Mobilidade da cidade”, resumiu.
Melhoras na Rodoviária
Dias após assumir o transporte coletivo urbano, a Mov, em parceria com a Prefeitura de Paulínia, realizou uma repaginação na rodoviária da cidade. Todas as 11 plataformas ganharam totens com indicação das linhas que atendem, sendo as duas primeiras reservadas para a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), a terceira e quarta para as linhas rodoviárias e as sete restantes, para os ônibus urbanos da MoV, que atendem o local.
Integração
Em abril, começou a integração temporal de 40 minutos na cidade. Com isso, os usuários passaram a poder pegar dois ônibus pagando apenas uma tarifa.
Transporte escolar e universitário
A Rápido Sumaré, empresa do Grupo Belarmino, é responsável pelo transporte universitário e escolar da cidade.
Atualmente, a empresa atende todos os alunos nas categorias Ensino Fundamental 1 e 2, Ensino Médio e Ensino Técnico. E transporta os estudantes universitários de Paulínia para as faculdades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A unidade de Paulínia conta com um quadro total de 280 colaboradores diretos e uma frota de 184 veículos, que também opera no fretamento eventual.
Valorização dos colaboradores
No final de julho, em comemoração ao dia Dia do Motorista, a concessionária MoV Paulínia, que opera o transporte urbano de Paulínia, realizou diversas atividades para homenagear os motoristas que atuam na unidade. A comemoração foi cheia de animação e contou com sessão de fotos, café da manhã e decoração especial, além da distribuição de brindes.
A unidade, que faz parte do Grupo Belarmino, também produziu vídeos para homenagear os três segmentos atendidos pela garagem: transporte urbano, escolar e universitário. Três motoristas, sendo um de cada segmento, foram escolhidos por sua boa conduta, para representar toda a categoria. Eles ganharam uma cesta especial, além de um vídeo com homenagens de seus familiares.
As atividades variadas foram organizadas como um reconhecimento pelo trabalho desses profissionais que transportam diariamente, com segurança, milhares de passageiros para suas atividades diárias, como ir ao trabalho, à escola ou às atividades de lazer.