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Grupo Solvay, por meio do Instituto Rhodia, lança PROJETO “CONSTRUINDO MÚSICA” em Paulínia

Apresentação pocket show na Escola Estadual Comenius em São Paulo (2015)

“Construindo Música” é um projeto de iniciação musical no qual as crianças aprendem noções básicas de música e constróem seus próprios instrumentos musicais reutilizando materiais e embalagens que iriam parar no lixo. O projeto, elaborado e realizado pela Evoluir – Educação Transformadora, acontecerá em Paulínia de abril a outubro de 2018. De 16 a 18 de abril acontecerá o Pocket Show de lançamento do projeto no município, que será assistido por professores e alunos das escolas municipais de ensino fundamental. A iniciativa, que conta com o apoio do Grupo Solvay, por meio do Instituto Rhodia, promove a educação de uma forma lúdica e divertida, trabalhando conceitos de sustentabilidade, meio ambiente, coletivismo e responsabilidade social.

Em Paulínia, devido ao grande potencial do projeto, a Secretaria Municipal de Educação reservou o Teatro Municipal de 16 a 18/4 para receber em torno de 3.900 crianças. Serão duas sessões por dia, com um público estimado de 650 alunos e professores. O show será realizado por Tanaka e a arte educadora Anna Beatriz Nascimento. Na próxima etapa do projeto, os professores das 3 escolas participantes terão formação com a Flavia Maia, arte educadora, musicista, com mais de 16 anos de atuação com grupo Barbatuques. Além dos educadores das escolas participantes do projeto também serão abertas vagas para outros educadores da rede que tenham interesse em trabalhar música com as suas turmas.

Além dos pocket shows de 30 minutos apresentados pelos artistas Mauro Tanaka e Anna Beatriz Nascimento nas escolas (um na parte da manhã e outro à tarde), que consistem na primeira fase do projeto e têm por objetivo sensibilizar a comunidade escolar para uma formação continuada que possa ser incluída no plano político pedagógico e mostrar toda a potencialidade do projeto, o qual inclui oficinas de regência, percussão corporal e sensibilização musical.

Nesse contexto, os educadores musicais fazem um show, no qual apresentam a diversidade dos sons e timbres, assim como as variadas possibilidades dos instrumentos musicais construídos a partir de materiais recicláveis. Além disso, durante as aulas e com a ajuda de educadores experientes na construção de instrumentos, as crianças conhecem as possibilidades musicais do próprio corpo e dos objetos do dia a dia, reaproveitados e com novos signos. A atividade começa com jogos de percepção musical e com a coleta de materiais que acabariam no lixo, como garrafas PET e latas de alumínio, os quais são transformados em instrumentos.

Sobre os muitos benefícios gerados pelo ensino e prática da música, a mestra em Neuropsicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Aurilene Guerra, afirma que estudos científicos têm mostrado que a musicalização e o aprendizado de um instrumento também podem ajudar na assimilação de conteúdos trabalhados em disciplinas que exigem raciocínio lógico e concentração. A razão disso é a estimulação de regiões do cérebro ativadas especialmente no estudo de certas disciplinas, como matemática e línguas, que também atuam no processamento e produção de sentido e emoção da música. A especialista afirma, ainda, esses mesmos estudos científicos indicam uma correspondência significativa entre a instrução musical nos primeiros anos de vida e o desenvolvimento da inteligência espacial, responsável por estabelecer relações entre itens e que favorece as habilidades matemáticas, necessárias ao fazer musical no processo de divisão de ritmos e contagem de tempo.

Segundo a diretora de comunicação do Grupo Solvay na América Latina e diretora do Instituto Rhodia,Odete Duarte, o objetivo da empresa na área social é apoiar projetos ligados à educação e ao desenvolvimento de crianças e jovens de escolas de ensino público de comunidades do entorno de suas unidades industriais. “O apoio a esse tipo de projeto também está alinhado ao pilar de sustentabilidade, que é uma das prioridades do Grupo Solvay em todo o mundo”, disse Odete.

“O projeto mobiliza toda a escola sobre a importância da música e seus benefícios para o aprendizado infantil, e ao mesmo tempo, por propor a construção de instrumentos musicais com material reutilizado, promove a conscientização sobre o consumo”, afirma Fernando Monteiro, diretor da Evoluir – Educação Transformadora, que desenvolve e aplica as metodologias do projeto.

“Trazemos os professores para serem parceiros dos educadores musicais e, assim, todos aprendem juntos”, conta a artista Flávia Maia, responsável pelo conteúdo pedagógico do projeto e integrante do grupo de percussão corporal Barbatuques. De acordo com ela, “a cada encontro busca-se explorar todo o potencial das crianças. Elas se desenvolvem a ponto de compor músicas, criar fusão de ritmos e até formar bandas.”, finaliza.

Além de todo o trabalho com os estudantes, estão previstos oitos horas de formação para os educadores (com duas horas semanais específicas para acompanhamento pedagógico) e 16 oficinas, com duas horas de duração cada uma, para os estudantes. As escolas que irão acolher o projeto “Construindo Música” em Paulínia são: EM Nelson Alves Aranha Neto, EM Professora Odete Emídio de Souza e EMEF Maria Regina Ferreira de Matos e Moura.

Sobre o “Construindo Música”

O projeto “Construindo Música” tem como temas centrais a musicalização infantil, prevista na Lei  nº 11.769, que, desde 2008, torna obrigatório o ensino de música no ensino fundamental, e a preservação do meio ambiente.  Seus idealizadores acreditam que a escola deve ser um espaço para reflexão sobre valores, hábitos e, sobretudo, exercer o papel na construção de uma sociedade que respeita a natureza, se apodera e se responsabiliza pelos espaços e práticas públicas que promovem uma cultura saudável e responsável, envolvendo toda a escola e as famílias nessa reflexão e discussão sobre cultura, música e meio ambiente em uma atmosfera de troca e respeito, na qual todos se enriquecem de conhecimento e promovem uma transformação real. Além de aprender sobre música e preservação do meio ambiente, as crianças também têm a oportunidade de desenvolver habilidades socioemocionais como autonomia, autoconsciência, habilidades de relacionamento e consciência social. Desta forma, pode-se perceber que o projeto apoia o desenvolvimento dos alunos de forma integral (social, emocional e cognitivo) e fortalece as práticas já existentes dentro da escola.Desde a sua criação, o projeto já atingiu 30 escolas e cerca de 1800 estudantes.

Sobre a Evoluir – Educação Transformadora

Há 22 anos no mercado a Evoluir – Educação Transformadora é uma empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso desenvolve produtos, metodologias e ferramentas que tornem a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluirpodem ser apoiados por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares.  Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho do aluno ao longo do processo.

Sobre o Grupo Solvay e o Instituto Rhodia

A Solvay é uma empresa química de materiais avançados e química de especialidades, comprometida com o desenvolvimento da Química, que aborda os principais desafios da sociedade. Ao longo de seus 99 anos de presença no Brasil,o Grupo Solvay sempre esteve à frente de projetos que expressam seu posicionamento como empresa cidadã, que busca contribuir com o desenvolvimento da sociedade e, particularmente, das comunidades das regiões onde mantém operações industriais ou comerciais. Em 2007, reafirmando seu compromisso com o exercício da responsabilidade social, criou o Instituto Rhodia, entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo centralizar e fortalecer a gestão estratégica dos recursos destinados às iniciativas sociais da companhia. Como forma de contribuição para promover a inclusão e o desenvolvimento humano das comunidades em que atua, o Instituto decidiu abraçar uma causa capaz de promover importantes transformações na vida das pessoas e no progresso do País: a educação dos jovens e adolescentes.

SERVIÇO

POCKET SHOWS

Artistas: Mauro Tanaka e Anna Beatriz Nascimento

Dias: 16 a 18 de abril

Locais: Teatro Municipal de Paulínia

Horários: 10h e 14h

Público: professores e alunos das escolas EM Nelson Alves Aranha Neto (Rua Oswaldo Acorsi, 200 – Pq. Bom Retiro), EM Professora Odete Emídio de Souza (Rua Geraldo Pereira Nascimento, 273 – São José II) e EMEF Maria Regina Ferreira de Matos e Moura (Avenida Guaraná, 899 – Alto dos Pinheiros)

Mais informações:

http://www.evoluircultural.com.br/programas-educacionais/construindo-musica