Início Empresarial Indicadores ambientais da Braskem evoluem em 2012

Indicadores ambientais da Braskem evoluem em 2012

A Braskem foi incluída na primeira carteira do Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index

Dados consolidados pela companhia colocam sua geração de efluentes e desperdício abaixo da média da indústria química no Brasil

 A Braskem, líder em produção de resinas termoplásticas nas Américas e maior produtora mundial de biopolímeros, apresentou melhoria considerável dos indicadores de SSMA – Saúde, Segurança e Meio Ambiente, em 2012. Em relação a 2011, a petroquímica reduziu em 11% a geração de efluentes; em 6% o consumo de água; e em 2% o consumo de energia. Os índices estão abaixo da média da indústria química no Brasil.

Os resultados consolidados dos últimos dez anos – desde a fundação da companhia, em 2002 – mostram uma diminuição substancial na geração de resíduos sólidos e de efluentes, que foi de 61% e 39%, respectivamente. Já o consumo de energia foi reduzido em 11%. O consumo médio anual de água pela Braskem foi de 4,59 m³ de água por tonelada de produto produzido, índice positivo diante a média da indústria química mundial que é de 25,9 m3 de água por tonelada de produto produzido.
Com ações que buscam tornar a empresa líder mundial em química sustentável, em fevereiro desse ano, a Braskem foi incluída na primeira carteira do Dow Jones Sustainability Emerging Markets Index, o índice de sustentabilidade de países emergentes da Bolsa de Nova York. Também desde a sua primeira edição, a companhia compõe a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa, que reúne ações de 37 empresas consideradas referência em sustentabilidade.
‘Esses números refletem o posicionamento da Braskem, que busca inovar para melhor servir às pessoas. O reconhecimento do Dow Jones atesta o compromisso com o desenvolvimento sustentável através de boas práticas de governança corporativa, responsabilidade social e ambiental’, diz afirma Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.