Evento acontece no dia 7, das 8h às 12h, com a presença do Aníbal Fonseca; as inscrições são gratuitas
Os professores de Paulínia e Região Metropolitana de Campinas (RMC) terão a oportunidade de participar do IX Workshop de Professores, promovido pelo Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental. O convidado a dialogar com os participantes é o professor Aníbal Fonseca, físico formado pela USP, com mestrado no ensino de ciências e especialista em instalações científicas interativas nos principais Centros de Ciências do Brasil, entre eles o Museu Catavento e Sabina.
O IX Workshop acontecerá no dia 7 de novembro, das 8h às 12h no Centro de Educação Ambiental do Instituto Estre, em Paulínia. Após o Workshop, os participantes terão a possibilidade de visitar uma maquete pedagógica que ilustra diferentes destinações finais dos resíduos sólidos e poderão participar do tour ao aterro sanitário da Estre Ambiental. O Instituto Estre emitirá certificados aos participantes, o número de vagas é limitado, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3984-9251.
O professor Anibal Fonseca desenvolve há mais de 15 anos um trabalho voltado à interação entre o ensino e as pessoas. Ele realiza trabalhos como o workshop que será feito no Instituto Estre por todo o Brasil, percorrendo todos os tipos de centros de ciências, além de ser coordenador do Atelier de Brinquedos Científicos; autor de livros didáticos e paradidáticos; professor e assessor de Ciências e de Física em diversas escolas; redator da Revista de Ensino de Ciências da extinta FUNBEC e colaborador da Revista Nova escola, publicada pela Editora Abril.
O Instituto Estre, criado em 2006 pela Estre Ambiental, é especialista no desenvolvimento de programas de Educação Ambiental voltados para o ensino formal e não formal, na inclusão social pela valorização de resíduos e no apoio ao reflorestamento urbano. O Instituto já recebeu desde sua fundação cerca de 100 mil alunos, formou seis mil professores e ajudou a plantar 120 mil mudas de árvores nativas do Brasil em campanhas de reflorestamento. Com importantes parceiros nacionais e interlocutores internacionais, o Instituto é, hoje, considerado um dos principais centros de referência do Brasil na área de educação ambiental.