Na última segunda-feira, 14, integrantes da Unidade Industrial PP 3, em Paulínia, e do Laboratório de Produtos Químicos Renováveis, em Campinas, visitaram o projeto Fábrica de Florestas, apoiado pela Braskem, situado no Jardim Botânico da cidade. O passeio, que faz parte de uma campanha interna de responsabilidade social, ofereceu um dia mais verde aos colaboradores, que puderam conhecer e entender melhor alguns conceitos de sustentabilidade.
O encontro contou com um tour pelo viveiro, onde foi possível conhecer o método correto de plantio de mudas de árvores e entender em quais locais cada espécie se adapta melhor. Para incentivar o cultivo, os integrantes foram presenteados com uma muda e aprenderam algumas técnicas importantes para auxiliar seu desenvolvimento.
Criado em 2008, o projeto Fábrica de Florestas surgiu a partir da preocupação das empresas do polo petroquímico de Camaçari (BA) com as áreas degradadas e ameaçadas pela ocupação desordenada. O estudo deu origem ao projeto piloto de plantio comunitário denominado Fábrica de Florestas, com o objetivo de produzir em larga escala espécies vegetais da Mata Atlântica e de sua área de restinga.
Além do trabalho de recuperação de áreas degradadas, o Fábrica de Florestas investe em ações de sensibilização e capacitação das comunidades envolvidas, por meio de seminários, visitas guiadas e cursos. Implantado em São Paulo e Rio de Janeiro em 2012, o programa oferece por meio do ‘Viveiro Escola’ atividades de educação ambiental para alunos da rede pública de ensino e visitantes. No total, mais de 17 mil pessoas já participaram das atividades com temas específicos de Florestas.