Início Região Jovens Cientistas: Campineira recebe prêmio de 1º lugar das mãos de Dilma

Jovens Cientistas: Campineira recebe prêmio de 1º lugar das mãos de Dilma

Os vencedores desenvolveram trabalhos sobre o acesso ao saneamento básico, a integração entre geração de energias renováveis e mobilidade sustentável e embalagens ecológicas para mudas de plantas, entre outros temas

A estudante de Campinas Ana Gabriela Person Ramos recebeu das mãos da presidente Dilma Rousseff o 25º Prêmio Jovem Cientista. Ana ficou em primeiro lugar e recebeu o prêmio oficial, um notebook e uma impressora multifuncional, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília.

A campineira é aluna do curso de Meio Ambiente da Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado (Etecap) e concorreu ao prêmio com um projeto de embalagens de biomassa para mudas de plantas. A ideia surgiu em 2010, durante um mutirão de plantio de árvores na própria escola técnica.

Jovens do Rio de Janeiro, de São Paulo, da Paraíba, de Minas Gerais, do Tocantins e Distrito Federal estão entre os contemplados. O tema este ano foi Cidades Sustentáveis. Os vencedores desenvolveram trabalhos sobre o acesso ao saneamento básico, a integração entre geração de energias renováveis e mobilidade sustentável e embalagens ecológicas para mudas de plantas, entre outros temas

O prêmio, que completa 30 anos de existência, tem como objetivo incentivar os cientistas a utilizar seu conhecimento para responder a problemas sociais críticos e emergenciais do país. (RAC)