Início Paulínia Justiça Eleitoral prepara urnas para o segundo turno das eleições em São...

Justiça Eleitoral prepara urnas para o segundo turno das eleições em São Paulo

Mais de 114 mil equipamentos passam por procedimentos de segurança antes da votação de 25 de outubro; eleitores que não votaram no primeiro turno também poderão participar

A Justiça Eleitoral iniciou, nesta quarta-feira (14), a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições, marcado para 25 de outubro. Em todo o estado de São Paulo, cerca de 114,5 mil equipamentos passam por procedimentos de configuração, conferência e lacração para garantir as condições de uso no dia da votação.

O trabalho é realizado nos cartórios eleitorais e inclui a gravação dos dados dos candidatos e dos eleitores em mídias específicas, a verificação das informações e a aplicação de lacres de segurança. Também são preparadas urnas de contingência, reservadas para substituir equipamentos caso seja necessário.

Em São Paulo, os eleitores votarão apenas para presidente da República, já que a disputa pelo governo estadual foi definida no primeiro turno.

Preparação pode ser acompanhada pelo público

Os procedimentos incluem a conferência dos dados registrados nas urnas e a verificação do funcionamento dos equipamentos. Após essa etapa, os dispositivos são lacrados com selos numerados produzidos pela Casa da Moeda, que permitem identificar eventuais tentativas de violação.

Depois de preparadas, as urnas permanecem armazenadas em locais seguros até a véspera da votação, quando são encaminhadas aos respectivos locais de votação. Os equipamentos são programados para funcionar somente a partir das 8h do dia 25 de outubro.

A cerimônia de preparação pode ser acompanhada por representantes de partidos políticos, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidades fiscalizadoras e cidadãos interessados. No estado, os trabalhos podem se estender até 23 de outubro, conforme o cronograma de cada cartório eleitoral.

Eleitores podem votar mesmo se faltaram no primeiro turno

Quem não compareceu à votação de 4 de outubro poderá participar normalmente do segundo turno, desde que esteja apto a votar. A ausência no primeiro turno não impede a participação na etapa seguinte.

Já os eleitores que faltarem à votação deverão justificar a ausência dentro do prazo previsto pela Justiça Eleitoral. Para cada turno, a justificativa é considerada separadamente.

A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) é de que a votação ocorra com tranquilidade. Como neste segundo turno haverá apenas um cargo em disputa no estado, a previsão é de que o tempo para votar seja menor do que no primeiro turno.

Data da votação: 25 de outubro de 2026.

Cargo em disputa em São Paulo: presidente da República.