Centro de pesquisas viabiliza a jornada da companhia na busca de um futuro mais sustentável, circular e de carbono neutro, por meio da produção biológica de soluções químicas e materiais renováveis
A Braskem atua constantemente para ampliar suas iniciativas inovadoras seja dentro de suas instalações ou no mercado em que atua. A empresa busca melhorar seu desempenho e transformar sua forma de fazer negócios, cooperando para uma indústria química mais inteligente, segura e pautada na inovação. Comprometida em atingir a neutralidade de carbono até 2050, a Braskem investe em pesquisas e tecnologias para aumento da sua capacidade de criar soluções sustentáveis que reduzam os impactos ambientais dos processos produtivos.
Para isso, os Centros de Tecnologia e Inovação (CTI) da companhia, localizados no Brasil, EUA, México e Alemanha, são responsáveis por fomentar a pesquisa e o desenvolvimento na empresa. Sua estrutura é composta por laboratórios de vanguarda altamente especializados, onde são desenvolvidas soluções modernas, como o polietileno renovável, produzido a partir da cana-de-açúcar, resinas de impressão 3D e produtos de matéria-prima reciclada (PCRs), além de outros polímeros que hoje são comercializados pela Braskem.
Em Campinas está localizado o Laboratório de Biotecnologia da Braskem, inaugurado em 2010 com uma equipe de 60 profissionais, dos quais 40 atuam diretamente na área de biotecnologia, o centro de pesquisas tem como objetivo desenvolver novos biocatalisadores para a conversão de biomassa renovável em produtos químicos e outros materiais, inclusive novas soluções para o mercado.
O foco principal do laboratório é o desenvolvimento de rotas fermentativas para produção de químicos e materiais renováveis. Para isso, o espaço conta com uma equipe multidisciplinar que atua nas áreas de Enzimologia, Biologia Computacional, Engenharia metabólica, Fermentação e Química analítica. Além de competências específicas, o laboratório reúne diversos equipamentos de alto desempenho, como o High Throughput Screening Robot – HTS, robô automatizado, capaz de acelerar o trabalho dos pesquisadores.
A Braskem também desenvolve no centro de inovação e tecnologia de Campinas parcerias importantes ligadas a área de pesquisa, como o IEL – Programa Inova Talentos, que oferece bolsas para graduados ou pós-graduados atuarem no laboratório participando ativamente de projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Além dessa iniciativa, a empresa tem parcerias com o SENAI, para desenvolvimento conjunto de projetos, e com a USP (Universidade de São Paulo), que coloca em prática o Projeto MAI-DAI, que disponibiliza bolsas de doutorado industrial.
A unidade de pesquisa participa ainda de estudos em conjunto com os demais laboratórios da Braskem. Um desses estudos reúne os laboratórios de Campinas e do ABC Paulista para realizarem análises voltadas à purificação de produtos por fermentação.