A proposta da lei busca implementar medidas concretas para evitar práticas racistas em eventos esportivos e combater diversas formas de discriminação
A lei 4.320-2023 “Vini Jr.” de combate ao racismo nos estádios e nas arenas esportivas de Paulínia foi sancionada e promulgada pela Câmara Municipal e pela Prefeitura de Paulínia, no Diário Oficial do município, dia 17 julho. O Projeto de lei 123-2023 é de autoria do Vereador do Alex Eduardo (Solidariedade).
Essa lei tem como foco combater o racismo nos locais esportivos, visando transformá-los em espaços acolhedores para toda a comunidade esportiva.
O vereador Alex Eduardo destacou que o caso de Vinícius Júnior evidenciou a necessidade de políticas e um protocolo antirracismo. A proposta da lei busca implementar medidas concretas para evitar práticas racistas em eventos esportivos e combater diversas formas de discriminação. “O principal objetivo é criar um ambiente inclusivo para todos os membros da comunidade esportiva de Paulínia”, afirma Alex.
Em um dos artigos a Lei deixa claro que nas atividades esportivas realizadas em estádios e arenas do município de Paulínia seja realizada a divulgação e a realização de campanhas educativas de combate ao racismo nos períodos de intervalo ou que antecedem os eventos esportivos ou culturais, preferencialmente veiculadas por meios de grande alcance, tais como telões, alto falantes, murais, telas, panfletos, outdoors entre outros.